LAZER

Por que as pausas são essenciais para o sucesso na carreira

Fazer atividade física, ler algo completamente não relacionado à carreira e até fotografar.

Em 25/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

Dar um passo para trás de vez em quando pode até parecer contraproducente, mas é o que vai te ajudar a ser mais produtivo a longo prazo.

Você está trabalhando sem parar, assumindo mais projetos do que dá conta ou sacrificando o seu sono apenas para avançar um pouco mais no trabalho? A cultura da agitação se tornou muito comum no mundo acelerado de hoje. Com trabalho remoto, conectividade constante e pressão para superar metas, a produtividade se tornou a principal medida do sucesso. No entanto, vale a pena essa agitação constante?

Estar constantemente ocupado e ter uma agenda lotada costumam ser vistos como coisas para se buscar na carreira. Mas toda essa intensidade pode ter um custo. À medida que você verifica suas listas de tarefas, seus dias se tornam mais curtos, mais confusos e talvez até sufocantes. Você pode sentir que não tem tempo suficiente em um dia para atingir todos os seus objetivos.

No entanto, manter um forte equilíbrio entre vida pessoal e profissional está se tornando mais importante, especialmente na era dos freelancers e do trabalho em casa. Separar o seu trabalho do resto da sua vida é essencial para ter mais foco em ambas as esferas e preservar o seu bem-estar mental e emocional.

Trabalhar demais pode ser uma bênção e uma maldição

Cerca de um ano depois de deixar o mundo corporativo para abrir meu próprio negócio, desmaiei no meio da cozinha do nada. Eu não tinha problemas de saúde significativos na época, então a causa provável era a exaustão por excesso de trabalho. Ironicamente, eu amava meu trabalho, e o esforço para criar e construir meu próprio negócio do zero me enchia de entusiasmo todos os dias.

O trabalho não parecia trabalho, e é por isso que eu não percebi que estava trabalhando demais. Entre garantir que meu negócio estivesse ganhando força, me esforçar para construir minha marca pessoal e fazer malabarismos com a mudança para uma nova casa, o ritmo implacável e ininterrupto do meu trabalho na época deve ter sido demais para meu corpo suportar.

Fazer pausas nunca fez parte da minha personalidade. Estou sempre disposto a dar tudo de mim por algo que me interessa e acredito no poder do trabalho duro e da perseverança. Nos últimos 10 anos de crescimento do meu negócio, descobri que, muitas vezes, trabalhar um pouco mais ou aguentar um pouco mais pode fazer toda a diferença.

Trabalhar com o que você gosta também pode levar ao burnout

Muitas vezes ouvimos como trabalhar em algo que você não gosta pode te esgotar rapidamente. Mas, mesmo quando você é apaixonado pelo seu trabalho, quando está tão envolvido que perde a noção do tempo, ainda é possível chegar ao esgotamento. Você conhece o ditado, “ame o que você faz, e você não trabalhará um dia na vida”?

Embora possa haver alguma verdade nisso, qualquer estilo de vida centrado no trabalho ainda pode causar esgotamento. Nos Estados Unidos, 83% dos trabalhadores afirmam sofrer de estresse relacionado ao trabalho e mais da metade concorda que o estresse acaba se infiltrando na vida doméstica.

Todos nós temos nossos limites, tanto físicos quanto mentais. Seu trabalho pode estar exigindo muito de você no momento, mas é importante lembrar que você precisa se cuidar para poder acompanhar o ritmo a longo prazo.

Projete suas pausas do trabalho para reenergizar sua carreira

A melhor maneira de manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal é incluir bons hábitos que funcionam como pausas no trabalho. Qual é uma atividade rápida que você poderia se comprometer a fazer regularmente que te permite refletir e recarregar as energias?

Busque atividades que façam você se sentir bem, como malhar ou ler sobre algo completamente não relacionado ao seu trabalho. Essas atividades podem te ajudar a esquecer o estresse do trabalho e dar um descanso à sua mente. Pessoalmente, recentemente decidi começar a aprender fotografia para relaxar e fazer uma pausa na minha agenda de trabalho lotada.

Ser improdutivo pode ser produtivo

Cuidar de si mesmo é tão importante quanto gerenciar seu trabalho. Quando você se permite fazer uma pausa, pode se surpreender com o quanto mais pode realizar.

Construir qualquer carreira pode ser intenso e cansativo, então não se esqueça de cuidar de si mesmo ao longo do caminho. Afastar-se do trabalho pode parecer contraproducente, mas dar um passo para trás de vez em quando pode dar energia, perspectiva e entusiasmo para ser mais produtivo e eficaz a longo prazo. (Por Joseph Liu, da Forbes)

Leia também:

Últimos dias para aproveitar as férias nos Centros de Ciência
Prefeitura de João Neiva divulga programação do carnaval
CarnaViana retorna com atrações musicais e desfiles de blocos
Colônia de Férias gratuita na Prainha até 29 de janeiro
Nova Venécia comemora 69 anos com programação especial
Festival Mimo para Crianças chega neste sábado (21) ao ES e SC
Prefeitura de Aracruz realizará diversas ações no fim de semana
Confira a programação do Parque Botânico Vale, em Vitória
Cariacica: Mágico Marcelo Labarrère vai fazer shows de graça
Fim de semana com programação de férias para a juventude 
Cachoeiro prepara a programação para o Carnaval 2023

TAGS:
PAUSA | LAZER | CARREIRA | ATIDIVADES FISICAS | BENÇÃO