CENÁRIO EMPREENDEDOR

Por que o mês de dezembro é tão especial?

Se perguntarmos a uma criança, talvez responda que é pelos presentes, do Papai Noel;

Em 10/02/2016 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

Conversando com o senhor de aproximadamente 80 anos, muita lucidez e um elevado nível de conhecimento, foi quando ele comentou sobre o seu aniversário, que acontece no mês de dezembro. Falou sobre sua infância, família, suas experiências, decepções e conquistas. Eu não perderia aquela oportunidade de enriquecer meus conhecimentos.  Afinal, me parecia estar diante de uma enciclopédia aberta.

Aproveitando uma breve pausa, disse-lhe que o meu aniversário, o da minha esposa e o da nossa filha também acontecem no mês e dezembro, inclusive, o da nossa filha, no mesmo dia que eu, 23.

Aquele senhor me olhou com os olhos brilhando como uma luz acesa em minha direção e afirmou: Que maravilha. Temos muito em comum!

Se ajeitando na cadeira, ele disse que gostaria de fazer a seguinte pergunta, a diferentes pessoas, já simulando as possíveis respostas: “Por que o mês de dezembro é tão especial?”

Se perguntarmos a um Padre, certamente dirá que é tempo de festa, alegria e celebração do nascimento de Jesus Cristo, 25, dia em que se comemora o Natal;

Se perguntarmos a uma criança, talvez responda que é pelos presentes, do Papai Noel;

Se perguntarmos ao vovô, ou a vovó, certamente dirão que, além de ser o mês do Natal, é também, a oportunidade de promover o encontro de todos os familiares em confraternização;

Dirigindo a mesma pergunta ao comerciante, a resposta estará na ponta da língua: É a melhor data comemorativa em volume de vendas, de todos os anos.

E você, o que responderia? Perguntou-me o senhor.

Pedi licença para acrescentar que, dezembro é especial pelo acontecimento dos nossos aniversários, e prossegui dizendo que, na minha modesta opinião, todas as respostas são corretas e todos teriam motivos, ou razões em suas afirmações. Porém, apenas duas respostas “têm sentido”: A do Padre e a dos Vovôs.

O sábio senhor me abraçou e agradeceu dizendo que as pessoas precisam ser inspiradas, estimuladas e motivadas a alicerçar e concluir a construção de “um sentido”.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.