POLÍTICA INTERNACIONAL

Por telefone, Draghi e Xi Jinping discutem G20 e Afeganistão

Além da crise afegã, Draghi e Xi discutiram assuntos bilaterais em vista da Cúpula do G20.

Em 07/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: AP

O debate foi focado, principalmente, nos últimos acontecimentos ocorridos no território afegão com a retirada dos países ocidentais.

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, e o presidente da China, Xi Jinping, discutiram a crise do Afeganistão e a realização do G20 em um telefonema realizado nesta terça-feira (7).   

O debate foi focado, principalmente, nos últimos acontecimentos ocorridos no território afegão com a retirada dos países ocidentais e a retomada do poder do grupo fundamentalista Talibã. Os dois debateram ainda possíveis foros de debate sobre o assunto, incluindo o G20, do qual a Itália está na presidência rotativa.   

Desde que a situação se agravou no país, no dia 15 de agosto com a queda de Cabul, os italianos pedem uma reunião extraordinária dos líderes do G20 para debater os próximos passos – mas há muita resistência.   

Além da crise afegã, Draghi e Xi discutiram assuntos bilaterais em vista da Cúpula do G20, que ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, em Roma.   

Segundo a emissora estatal chinesa “CCTV”, o presidente agradeceu a “promoção ativa da Itália da cooperação global em matéria de saúde pública e de cooperação econômica” no G20 e garantiu seu apoio à luta global contra a Covid-19 e a retomada econômica mundial, que estão em uma “fase crítica”.   

Xi ainda pontuou que o grupo “deve aderir ao verdadeiro multilateralismo e promover o espírito de solidariedade e cooperação contra a pandemia”.   

Ainda conforme o veículo estatal, a China expressou o desejo para que a Itália desenvolva um papel ativo para promover “o desenvolvimento são e estável das relações China-União Europeia”. (ANSA).  

Leia também:

Autoridades de 26 países alertam para riscos à democracia
Nova Zelândia suspende restrições por covid, exceto Auckland
Nova Zelândia prolonga restrição nacional por foco de covid
Caçaremos vocês e faremos pagar, é o recado de Biden ao EI
Compromisso com a Ásia: Kamala Harris visita o Vietnã
Líderes do G7 se reúnem na terça para discutir Afeganistão
Merkel faz sua última visita a Putin em plena crise afegã
EUA aplicam vacinas de reforço contra covid-19 em setembro
Afeganistão: Aprovação de Biden cai com domínio do Talibã
Nova Zelândia teme por alta de casos de covid-19 no país
Nova Zelândia anuncia restrições de três dias contra covid-19

TAGS:
G20 | GOLPE | JAIR BOLSONARO | MANIFESTAÇÕES | AUCKLAND | AFEGANISTÃO | ARMAS | JOE BIDEN | CLIMA | MEIO AMBIENTE