ECONOMIA NACIONAL

Portaria define vazio sanitário da soja para 20 estados e o DF

Vazio sanitário é o período contínuo, em que não se pode fazer o plantio das plantas de soja

Em 03/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Reuters/Paulo Whitaker/Direitos Reservados

De caráter fitossanitário, a medida é adotada com o objetivo de ajudar no controle de uma doença chamada ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União de hoje (3), a Portaria nº 516, que “estabelece os períodos de vazio sanitário para a cultura da soja em nível nacional para o ano de 2022”.

De caráter fitossanitário, a medida é adotada com o objetivo de ajudar no controle de uma doença chamada ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. Trata-se de uma das “mais severas doenças que incidem na cultura da soja, podendo ocorrer em qualquer estádio fenológico”, informou o ministério.

Nas diversas regiões geográficas onde o fungo causador da doença foi relatado em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção. O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que não se pode plantar, nem manter vivas, plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada.

Impactos negativos

O objetivo da medida, conforme manifestação do Ministério da Agricultura, “é reduzir ao máximo possível o inóculo da doença, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte”.

A técnica, adotada até então por 14 estados produtores de soja pelo prazo de 60 dias, passa a ser utilizada por 21 unidades federativas durante 90 dias, de forma a aumentar os seus efeitos.

Principal produto de exportação brasileira, a soja teve, em 2021, uma produção de 134 milhões de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para visualizar a portaria com os períodos estabelecidos como vazio sanitário de cada uma das 21 unidades federativas, clique aqui. (Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil)

Leia também:

Alta excessiva na Taxa de Juros foi equivocada, afirma CNI
Guedes nomeia Daniella Marques como secretária especial
BC eleva Selic a 10,75% e indica redução do ritmo de ajuste
Número de imóveis novos cresceu 24,6% até outubro de 2021
Governo avalia a redução de imposto sobre combustíveis
Confiança empresarial recua pelo 4º mês consecutivo, diz FGV
Atraso no pagamento da conta de luz bate recorde em 2021
Copom inicia 1ª reunião do ano para definir juros básicos
Intenção de consumo atinge maior nível desde maio de 2020
Contas públicas registram superávit de R$ 64,7 bi em 2021
Caged: Brasil gerou 2,7 milhões de empregos formais em 2021

TAGS:
SOJA | VAZIO SANITÁRIO | MAPA | IBGE | ECONOMIA