MEIO AMBIENTE

Portocel faz ações educativas na Semana do Meio Ambiente

A programação da Semana do Meio Ambiente acontecerá entre os dias 7 e 11 de junho.

Em 04/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Portocel/Divulgação

“Ecossistemas Costeiros: Manguezal e Restinga” será o tema da campanha, que começa no próximo dia 7. A live de abertura terá a presença do Secretário de Meio Ambiente de Aracruz

Entre os dias 7 e 11 de junho, Portocel realiza a Semana do Meio Ambiente, que neste ano tem como tema principal “Ecossistemas Costeiros: Manguezal e Restinga”. O evento envolve uma série de iniciativas educativas para estimular a conscientização ambiental entre os colaboradores, parceiros, trabalhadores portuários avulsos e a comunidade da região de Barra do Riacho, em Aracruz. Em virtude da pandemia, as atividades acontecem em formato virtual. Na live de abertura, no dia 7 às 13h30, Portocel recebe o secretário municipal de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira, que vai apresentar as ações da Secretaria, como licenciamento, fiscalização e educação ambiental. O encontro será mediado pela palestrante e consultora Jeanine Pacheco.

Campanha

Durante toda a semana, serão divulgados conteúdos com informação e incentivo à preservação do meio ambiente e dos ecossistemas da região e a correta destinação final de resíduos eletrônicos. Os participantes também vão receber uma ecobag em lona reaproveitada, confeccionada pelas artesãs que participam da Associação Criarte, de Barra do Riacho. Além de incentivar os colaboradores a reduzirem o consumo de sacolas plásticas, a ação gera renda para as participantes da associação.  No ano passado, Portocel também firmou uma parceria com a Criarte para produção de 9 mil máscaras de tecido usadas na prevenção da covid-19.

“A Criarte tem o objetivo de gerar renda para as artesãs e também promover o empoderamento das mulheres que participam do projeto. O nosso objetivo, assim como o de Portocel, é valorizar a comunidade, e é muito importante saber que a empresa se preocupa em estar próxima e que está sempre aberta a dialogar”, afirma Hildete Caliman, presidente da Associação Criarte.

A programação da Semana do Meio Ambiente inclui, no dia 8 de junho, o recolhimento de material eletrônico na Portocel, apresentando também os impactos que esses resíduos podem causar ao meio ambiente, se descartados incorretamente, e as consequências de irem parar no mar. No dia 10 de junho, acontece a live em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos sobre Unidades de Conservação Marinhas da região como Área de Proteção Ambiental Costa das Algas, Refúgio de Vida Silvestre de Santa Cruz e Manguezal do Piraqueaçu – correlação com a comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado no dia 8 de junho. A live será conduzida por Janaina Azevedo dos Santos, Analista Ambiental do NGI ICMBio Santa Cruz.

Estratégias de negócio

A preservação do meio ambiente é uma das estratégias de negócio de Portocel, que desenvolve uma política de sustentabilidade a fim de assegurar o gerenciamento ambiental com ênfase na prevenção e no controle da qualidade, criando valor sustentável para a companhia e para as comunidades vizinhas. Por meio do Programa de Educação Ambiental, a empresa também fomenta iniciativas de formação para as comunidades, escolas, colaboradores e terceiros.

“Portocel entende a importância de associar a sustentabilidade à execução de suas operações e atua sempre com responsabilidade, cultivando, incentivando e prezando pelo meio ambiente. Essa campanha segue esse propósito e potencializa a meta da empresa de realizar de forma contínua ações de melhorias e desenvolvimento em parceria com a sociedade”, destaca a analista de Sustentabilidade de Portocel, Gislene Rabelo.

O secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Aladim Cerqueira, destaca a importância de se discutir o tema:

“Aracruz tem um grande potencial para o desenvolvimento e belos recursos naturais, muito preservados. Em função da capacidade e qualidade dos seus cidadãos, e das instituições locais, podemos ser liderança em desenvolvimento sustentável. Precisamos então da consciência, a compreensão dos desafios e a participação de todos nessa construção. É uma honra poder participar da semana do meio ambiente de uma empresa tão importante para o desenvolvimento da nossa cidade.” (Por Benahia Figueiredo - P6)

Leia também:

Vale promete recuperar 500 mil hectares de florestas até 2030
Escola supre 20% do consumo de água com sistema de reúso
Daniel Alves, Shakira e príncipe William se unem por mudanças
Maioria das grandes empresas não cumpre metas do clima
Governo do ES cria Programa Ambiental e apoio aos Municípios
Serra apresenta sistemas on-line de Licenciamento e Projetos

TAGS:
MEIO AMBIENTE | CARTA ABERTA | ACORDE DE PARÍS | SAÚDE | ECONOMIA | EMPREGOS