POLÍTICA INTERNACIONAL

Portugal acelera emissão de vistos para atrair trabalhadores

Escassez: Portugal vai acelerar emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros.

Em 16/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Pedro Nunes/Reuters

Portugal tem enfrentado escassez de trabalhadores, especialmente no setor de hospitalidade e turismo, um dos principais motores da economia.

Portugal vai acelerar a emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros, membros de países lusófonos, estudantes universitários e nômades digitais para ajudar a combater a escassez de mão de obra e reanimar a economia do país.

A ministra de Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, anunciou na quarta-feira a criação de um novo tipo de visto para buscadores de emprego, que permite a entrada em território nacional português de estrangeiros buscando trabalho em até 180 dias.

"Esse diploma prevê a remoção de barreiras burocráticas que impediam a concessão rápida de vistos. Novos vistos serão criados, especialmente os vistos para procura de trabalho, as cotas para os que buscam trabalho serão eliminadas e portanto será mais fácil encontrar oportunidades de emprego em Portugal", afirmou a ministra.

"Nenhum incentivo fiscal está previsto."

Os chamados nômades digitais receberão o direito à residência ou à estadia temporária, e os cidadãos britânicos, através de dados biométricos, terão acesso a tudo que "todo cidadão aqui tem" apesar do Brexit, acrescentou a ministra.

Portugal tem enfrentado escassez de trabalhadores, especialmente no setor de hospitalidade e turismo, um dos principais motores da economia, mas a ministra se recusou a dizer quantos pedidos de vistos são esperados.

O projeto deve ser facilmente aprovado pois o Partido Socialista, que está no governo, tem a maioria no Parlamento. (REUTERS)

Leia também:

Senado dos EUA aprova ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia
Rússia acusa Ucrânia de abandonar as negociações de paz
Príncipe é eleito presidente dos Emirados Árabes Unidos
Países do G7 concordam em parar de comprar petróleo russo
Após invadir Ucrânia, Putin diz não querer 'guerra global'
Após Suécia, Dinamarca acusa Rússia de violar espaço aéreo
Estados Unidos criticam convite a Putin para cúpula do G20
Rússia: Governo diz ter atingido fábricas de mísseis em Kiev
UE inicia mecanismo para suspender fundos para Hungria
Após reeleição, Macron promete enfrentar dúvidas e divisões

TAGS:
PORTUGAL | VISTOS | TRABALHADORES | ACELERA | EMISSÃO