ESPORTE INTERNACIONAL

Portugal e Coreia do Sul estão nas oitavas de final da Copa

As seleções de Portugal e da Coreia do Sul estão classificados para próxima fase da Copa.

Em 02/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Khaled DESOUKI / AFP

Com a vitória da Coreia do Sul sobre Portugal, por 2 x 1, o Uruguai está eliminado da Copa. A Seleção Brasileira entra em campo às 16h (horário de Brasília), jogando contra Camarões pelo Grupo G.

Portugal e Coreia do Sul estão classificados para próxima fase da Copa do Mundo. Os portugueses já estavam com a vaga conquistada desde o segundo jogo, enquanto os asiáticos bateram os europeus por 2 a 1 e garantiram seu lugar nas oitavas de final.

Com o resultado, as equipes esperam os classificados do grupo do Brasil. A Seleção Brasileira entra em campo às 16h (horário de Brasília) contra Camarões. Um empate garante os brasileiros em primeiro e automaticamente no caminho do Coreia do Sul nas oitavas.

Camarões, Suíça e Sérvia ainda estão com chances de classifcação. Portugal vai encarar o segundo colocado desse grupo.

Jogos das oitavas de final 

  • 1º G x Coreia do Sul- segunda-feira (5) - 16h
  • Portugal x 2º G - terça-feira (6) - 16h

Outros jogos das oitavas de final já haviam sido definidos durante a semana (veja abaixo). Os últimos dois confrontos das oitavas serão confirmados nesta sexta-feira, 2.

Vale destacar que Brasil já carimbou o passaporte para a próxima fase, e os jogos desta sexta só irão definir se a Seleção avançará em primeiro ou segundo em seu grupo. 

  • Holanda x Estados Unidos - sábado, 3, às 12h (horário de Brasília)
  • Argentina x Austrália - sábado, 3,  às 16h (horário de Brasília)
  • França x Polônia - domingo, 4, às 12h (horário de Brasília)
  • Inglaterra x Senegal - domingo, 4, às 16h (horário de Brasília)
  • Japão x Croácia - segunda-feira, 5, às 12h (horário de Brasília)
  • Marrocos x Espanha - terça-feira, 6, às 12h (horário de Brasília) 

3ª rodada do grupo H

Portugal mandou para campo uma equipe reserva diante da Coreia, e abriu o placar no início do jogo, com Ricardo Horta. Kim Young-Gwon deixou tudo igual para os asiáticos, que ainda sonhavam com um lugar nas oitavas. No fim, a Coreia fez o 2 a 1 e conseguiu avançar no Mundial.

No outro duelo, Gana teve grande chance de abrir o placar em pênalti cobrado por Ayew. O camisa 10 parou na defesa de Sergio Rochet e logo depois Arrascaeta, do Flamengo, marcou dois gols para os uruguaios. 

Eliminados 

Uruguai e Gana deixam a competição na fase de grupos. Os sul-americanos empataram na estreia com a Coreia do Sul, mas perderam para os ganeses em seguida. Já os africanos ainda foram derrotados por Portugal, em um duelo que terminou 3 a 2 para os portugueses, e venceram a Coreia por 3 a 2, alimentando as chances de classificação -- frustradas na última rodada.

Campanha de Portugal

Antes do duelo contra a Coreia do Sul, Portugal já estava classificada por ter vencido os dois jogos anteriores. Na estreia, bateu Gana por 3 a 2, com direito a gol de Cristiano Ronaldo. Na partida seguinte, passou pelo Uruguai por 2 a 0. 

Campanha da Coreia

A Coreia do Sul não começou bem a sua trajetória na Copa do Mundo. Na primeira partida ficou no 0 a 0 contra a Uruguai e no segundo jogo perdeu para Gana por 3 a 2.

Retrospecto em Copas 

Em sua oitava participação no Mundial, Portugal já chegou às semifinais em duas ocasiões. A melhor campanha ocorreu em 1966, quando a equipe de Eusébio ficou em terceiro lugar.

A seleção sul-coreana participa de sua décima edição da Copa. Nas primeiras cinco participações a Coreia do Sul não passou da primeira fase. Co-sede da Copa do Mundo de 2002 com o Japão, a Coreia chegou ao inédito 4º lugar, sua melhor campanha. (Redação - Terra)

Leia também:

Brasil enfrenta Camarões tentando manter aproveitamento
Marrocos vence e volta às oitavas da Copa após 36 anos
Croácia avança às oitavas e elimina Bélgica da Copa do Catar
Argentina vence a Polônia mas ambas vão às oitavas de final
Tunísia faz história ao vencer a França, mas dá adeus a Copa
Neymar, Danilo e Alex Sandro não enfrentam Camarões
Portugal vence Uruguai e se classificado para oitavas da Copa
Brasil vence Suíça e garante vaga nas oitavas de final da Copa
Brasil tenta vencer a Suíça pela 1ª vez em Copa do Mundo
Copa do Catar: Neymar e Danilo estão fora do próximo jogo
Com show de Richarlison, Brasil vence Sérvia na estreia da Copa

TAGS: 
CPORTUGAL | COPA DO MUNDO | BRASIL | COREIA DO SUL | CLASSIFICAÇÃO