SAÚDE

Pós-chuvas: Hora de evitar criadouros do mosquito da dengue

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico e orbita em locais de circulação das pessoas.

Em 11/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMS

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flavia Cristianne Schulz Riegert frisa que “80% dos focos do mosquito se encontram dentro de nossas casas”.

Depois das chuvas, a orientação da Secretaria de Saúde de Serra (Sesa) são os cuidados para evitar a formação de ambientes propícios para criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O Aedes aegypti é considerado um mosquito doméstico e orbita sempre em locais de circulação das pessoas. A superintendente de Vigilância em Saúde, Flavia Cristianne Schulz Riegert frisa que “80% dos focos do mosquito se encontram dentro de nossas casas”.

A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito. Então, a preocupação agora é evitar os criadouros mais comuns como baldes sem tampa, pratos de plantas, caixas d’água destampadas, mas, principalmente as águas empoçadas em quintais, lixo a céu aberto, pneus e calhas entupidas, no pós-chuva, que podem reativar o ciclo do mosquito, cujos ovos podem sobreviver sem água até 450 dias.

Flavia Riegert alerta para um novo fato que surgiu com a pandemia do coronavírus.

“Na pandemia, os sintomas das arboviroses, como a dengue, a chikungunya e a zika, podem ser facilmente confundidos com os da Covid-19. Então, o paciente deve ficar atento e sempre procurar o sistema de saúde, relatando ao médico todos os sintomas”, finalizou. (Cm informações da Secom/PMS)