CULTURA

Praça da Ciência será reaberta ao público nesta quinta (20)

Um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória que alia diversão e conhecimento.

Em 19/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Para garantir a segurança de todos, a retomada das visitas guiadas presenciais tem limite máximo de 20 pessoas por vez e duração de 30 minutos.

É hora de navegar pelo mundo de curiosidades das ciências, especialmente a física e a matemática, com uma vista privilegiada para o mar da praia da Guarderia.

A Praça da Ciência, ambiente único que alia diversão e conhecimento, será reaberta ao público nesta quinta-feira (20). O local é um dos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória.

Oficinas, jogos e brincadeiras voltarão a envolver o público, por meio de uma dinâmica pelo incrível acervo, formado por 16 equipamentos pedagógicos. Para garantir a segurança de todos, a retomada das visitas guiadas presenciais tem limite máximo de 20 pessoas por vez e duração de 30 minutos.

Além disso, será necessário seguir as normas sanitárias de prevenção ao coronavírus, como distanciamento social e uso de máscara e álcool em gel.

Agendamento

O agendamento pode ser feito pelo Instagram @ciencia.vix ou pelo Facebook da Praça. Também é possível fazer a marcação por meio de formulário on-line, clicando aqui.

Relógio de Sol

O acervo da Praça da Ciência conta com um Relógio de Sol Equatorial. O mostrador é fixo no plano perpendicular à linha do Equador. As marcas das horas estão espaçadas em intervalos de 15 graus. E aí, vamos conferir? Você sabe olhar o relógio e dizer que horas são?

Elevador de mão

Já pensou em conseguir levantar o peso do seu próprio corpo? O elevador de mão conta com um sistema de associação de roldanas para facilitar o trabalho de levantar o peso. A ideia é que, quanto maior o número de roldanas, melhor é a distribuição do peso, diminuindo o esforço.

Assim, fica fácil notar a diferença entre as associações de roldanas e a distância de deslocamento das cadeirinhas, além da relação com a quantidade de corda que é puxada.

Equilíbrio

O “equilíbrio” é uma espécie de balança, mas não cai, que suporta até seis pessoas. Em uma base de metal colorida em azul, vermelho e amarelo, o objetivo é distribuir os pesos até que o objeto se equilibre.

A física ajuda: quanto mais próximo do centro, mais leve a pessoa se torna. Quanto mais próximo da borda, mais peso ela adiciona ao equipamento. A dica é se mexer cada um de uma vez até que os seis consigam equilibrar por completo o disco de metal.

Atendimento ao público

Quintas e sextas-feiras: das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Sábados e domingos: das 8h às 12h.

Leia também:

Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas
Guarda Civil Municipal detém mais um homicida em Vitória
Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia em Vitória

TAGS: 
SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO