LAZER

Praça da Ciência tem oficinas gratuitas e roteiro científico

A Praça da Ciência, em Vitória, terá programação sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23).

Em 20/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Não é necessário fazer inscrição. Cada atividade tem limite de 20 vagas por grupo.

Um convite para viver uma experiência única no feriado! A Praça da Ciência terá programação especial e gratuita sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23). O espaço estará aberto ao público a partir das 8 horas, mas, além do acervo interativo, haverá ainda três oficinas para a criançada.

Na sexta, a partir das 10 horas, crianças de 5 a 12 anos podem participar da oficina "Pintando os Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória". Mas o que isso tem a ver com ciência? Tudo! A atividade é um desafio de pintura. Usando cores primárias, as crianças serão orientadas a colorir desenhos dos espaços educativos Escola da Ciência, Biologia e História, Escola de Física, Escola de Inovação, Planetário de Vitória e Praça da Ciência.

Se você tem em casa uma criança que já gosta de desenhar ou que tem curiosidade de aprender, o artista capixaba Genildo Ronchi conduzirá a oficina de "Cartoon e ilustração". Além de professor, Genildo também é cartunista e desenhará a caricatura dos participantes ao mesmo tempo que auxiliará as crianças a partir de 10 anos a produzir uma obra.

"Arte e ciência caminham juntas na trajetória do conhecimento", destacou a coordenadora da Praça da Ciência, Juvenilda Ribeiro.

No domingo, o público a partir de 7 anos e sem limite de idade poderá percorrer o roteiro científico "Diversidade de fontes de energia". O primeiro grupo começa às 10h, o segundo, às 11 horas.

A atividade começa com o público participando da demonstração de um "curto-circuito". Em seguida, teremos uma conversa com os monitores que são graduandos em Física Tatiana Souza Graça e Emanuel Peres de Aguiar sobre energias: elétrica, nuclear, maremotriz, eólica etc. Continuando o encontro, as pessoas serão convidadas a utilizar e compreender o funcionamento dos equipamentos "Gerador manual de energia" e "Refletor parabólico".

"As pessoas que participarem terão a oportunidade de conhecer um pouquinho dos trabalhos desenvolvidos com os estudantes. Isso porque essas ações integram parte dos roteiros científicos que estão disponíveis para as unidades de ensino, mediante agendamento das visitas à Praça da Ciência", explicou Juvenilda.

Não é necessário fazer inscrição. Cada atividade tem limite de 20 vagas por grupo.

Praça da Ciência

A Praça da Ciência contribui para que os grupos sociais dialoguem e reflitam sobre trabalhos da ciência em determinados tempos/espaços considerando os contextos históricos, políticos, econômicos e culturais dessas produções.

O espaço é aliado para o alcance dos objetivos dos diversos currículos, criando experiências que estimulam as crianças e estudantes no desenvolvimento de um pensamento sistêmico. Para enriquecer as mediações, a equipe realiza o programa "Planejamento Integrado" com as unidades de ensino que estabelece roteiros personalizados para os grupos.

Serviço:

Feriado na Praça da Ciência

Sexta (21): oficina "Pintando os Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória", a partir das 10 horas.
Sábado (22): oficina de "Cartoon e ilustração", a partir das 9 horas.
Domingo (23): roteiro científico "Diversidade de fontes de energia", iniciando às 10h e às 11h.
Espaço aberto ao público das 8h às 12h.
Onde: Praça da Ciência. Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia)
Mais informações: (27) 3345-0882 ou ccec_pc@edu.vitoria.es.gov.br
Entrada gratuita(Secom/PMV)

Leia também:

Noite de sexta (14) com muito samba de raiz em Cachoeiro
PMCI: Distritos recebem “aulão” de dança mix esta semana
Feiras de Páscoa, Arte Sacra e Economia Popular agitam feriado
Parques estaduais estarão abertos no feriado da Semana Santa
Prefeitura de Cariacica inaugura "Vilas de Páscoa" nos bairros
Vila da Páscoa: oficina, trenzinho e até coelho até domingo (9)
Festival da Torta Capixaba ganha programação musical especial
Aracruz 175 anos: 1ª noite de festa reúne centenas de pessoas
Músicos de carreira internacional se apresentam em Vila Velha
Viana: Companhia traz espetáculos do circo ao teatro de graça
Vila da Páscoa está chegando no Parque da Cidade, na Serra

TAGS:
VITÓRIA | PROGRAMAÇÃO | PRAÇA DA CIÊNCIA | OFICINAS | ATIVIDADE