EDUCAÇÃO

Prazo para dispensa de prova do Enade 2022 termina sexta-feira

O pedido, junto com justificativa para a ausência, deve ser feito por meio do Sistema Enade.

Em 16/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Pedido deve ser feito na internet, por meio do Sistema Enade.

Termina na próxima sexta-feira (20) o prazo para estudantes e instituições de educação superior apresentarem a solicitação de dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido, contendo a justificativa para a ausência no exame, deve ser feito por meio do Sistema Enade.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital.

“O estudante pode solicitar a dispensa da prova, mas precisa ter cumprido o requisito de preencher o Questionário do Estudante", informou, em nota, o Inep.

Entre as situações previstas como justificativas de ausência estão acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.

Ainda segundo o instituto, casos de ausência decorrentes de motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. “Já os casos de ausência por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registrados pelos coordenadores e analisados pelo Inep”, acrescentou. 

No caso das instituições de ensino superior, é também possível – aos coordenadores de curso – registrar declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto, deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial, não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica ou foram inscritos indevidamente.

“Pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não tenham pendências em relação ao Questionário do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida no Sistema Enade pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais”, informou o Inep. 

(Por Agência Brasil - Brasília)

Leia também:

Vix Cursos tem qualificação para quem busca emprego
Lula sanciona lei da Política Nacional de Educação Digital
Governo do Estado lança o JuventudES e Educação em DH
Provas do Enem reaplicadas hoje e amanhã a 3,2 mil alunos
Quase 75 mil inscritos farão provas da reaplicação do Enem
EJA Vila Velha vai funcionar em 13 escolas municipais em 2023
Velório de Bento 16 leva milhares de pessoas ao Vaticano
Procon de Cachoeiro orienta sobre trocas de presentes
Guarapari inicia hoje, o Projeto Verão Sem Trabalho Infantil
Defesa Civil reconhece situação de emergência em 7 cidades

TAGS:
DISPENSA | ENADE | SISTEMA | JUSTIFICATIVA | PRAZO