Pré-candidatos a diretores de escola têm live sobre gestão

Pré-candidatos a diretores de escolas da rede municipal de Vitória vão debater sobre gestão.

Em 21/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Douglas Schneider/PMV

Os professores da rede municipal de Vitória que serão candidatos a diretor escolar, em eleição que será realizada em outubro deste ano, já deram início ao curso de formação.

Um bom diretor está sempre pensando em iniciativas para melhorar o processo de aprendizagem nas unidades de ensino e garantir um ambiente harmonioso entre professores e estudantes.

Os professores da rede municipal de Vitória que serão candidatos a diretor escolar, em eleição que será realizada em outubro deste ano, já deram início ao curso de formação. Nesta sexta-feira (21), será realizada a primeira live, que tem como tema "Gestão democrática e participativa" (módulo I).

São dois palestrantes convidados: o professor doutor Eduardo Augusto Moscon Oliveira e a professora mestre Maria Nilceia de Andrade Vieira. A mediação ficará por conta de Fátima Dias da Motta.

Com eles, serão abordados desde a Constituição Federal de 1988 até o Plano Nacional de Educação (PNE), passando, ainda, pelo Plano Municipal de Educação de Vitória (PMEV).

Ao longo de todo primeiro módulo, os cursistas farão um debate sobre a gestão democrática na escola pública em geral, além de discutir o papel do gestor escolar como importante articulador da garantia do direito à educação e à aprendizagem dos estudantes.

A live está marcada para as 18h30 e será realizada no canal da Gerência de Gestão Escolar (GGE), no YouTube.

Formação

O curso de formação para pré-candidatos a diretor escolar de Vitória, com carga horária de 50 horas, vai de 19 de maio a 18 de junho, em parceria com a Escola de Governo de Vitória (EGV).

Os pré-candidatos deverão ter frequência mínima de 75% da carga horária total do curso, além de cumprir todas as tarefas referentes aos módulos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Professores efetivos da rede municipal de ensino de Vitória com formação em curso de licenciatura plena na área de Educação e, no mínimo, três anos de efetivo exercício em atividades específicas do magistério na rede pública municipal podem ser candidatos a diretor.

Eleição direta

Implantada no município desde 1992, a eleição direta para gestores da unidade de ensino é realizada a cada três anos, permitindo o exercício de dois mandatos consecutivos ou subsequentes.

O colégio eleitoral é composto por todos os professores, servidores que atuam na unidade de ensino, todos os pais, mães e responsáveis, estudantes com idade a partir de 6 anos que estudam na unidade, além de um representante da comunidade local.

A campanha eleitoral é fundamentada nas propostas pedagógica, administrativa e financeira que o candidato apresenta à comunidade escolar e local. O processo do pleito é regulamentado por resolução do Conselho Municipal de Educação de Vitória (Comev), homologado pelo titular da Secretaria Municipal de Educação e coordenado, no âmbito da unidade escolar, pelo seu Conselho de Escola.

Outras informações: 3135-1053 ou 3345-4813.

Leia também:

Vitória entrega novos cartões do AME nesta sexta-feira (21)
Parque Moscoso recebe cuidados para o conforto do público
Prefeitura de Vitória entrega novas casas no bairro Conquista
Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história
Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas
Guarda Civil Municipal detém mais um homicida em Vitória
Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia em Vitória

TAGS: 
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO