NEGÓCIOS

Preço do minério de ferro despenca na China com demanda fraca

Na bolsa de Cingapura, a matéria-prima do aço viu o contrato para março desabar até 6%.

Em 02/02/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Vale

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian, para entrega em maio, encerrou o pregão diurno com queda de 5,6%, a US$ 144,51 por tonelada.

Os preços do minério de ferro despencaram nesta terça-feira, com participantes do mercado ficando cautelosos antes do feriado de Ano Novo Lunar na China, que dura uma semana a partir de 11 de fevereiro.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian, para entrega em maio, encerrou o pregão diurno com queda de 5,6%, a 933,50 iuanes (144,51 dólares) por tonelada, após ter tocado 925 iuanes, menor nível desde 10 de dezembro.

Na bolsa de Cingapura, a matéria-prima do aço viu o contrato para março desabar até 6%, para 142 dólares por tonelada, antes de recuperar algum terreno para operar em baixa de 5,1%.

“Como as coisas estão, nós estimamos 150 dólares para o minério de ferro como a média aproximada do ponto de equilíbrio para a produção de aço chinesa, que é onde os preços estão agora”, disse Howie Lee, economista do OCBC Bank em Cingapura.

“Com várias restrições a viagens em Hebei e a chegada do Festival de Primavera, o mercado está naturalmente vendo uma fraqueza na demanda”, adicionou Lee, em referência à principal província siderúrgica chinesa, onde foram encontrados novos grupos de casos de Covid-19.

Além do menor apetite a risco dos investidores antes do feriado, os preços dos produtos siderúrgicos e matérias-primas ficaram sob pressão devido a um enfraquecimento das margens de lucro do aço na China.

Os preços do aço recuaram 2,2% na bolsa de Xangai.

A produção semanal de vergalhão de aço na China caiu 3,2% entre 21 e 27 de janeiro, segundo uma amostra de 137 siderúrgicas, com menores margens e a demanda fraca levando muitas usinas a colocarem instalações em manutenção, disse a consultoria MySteel. (Reuters)