ECONOMIA INTERNACIONAL

Preços do café arábica caem quase 5% na bolsa ICE Futures

O café robusta de março caiu 29 dólares, ou 1,6%, para 1.811 dólares a tonelada.

Em 11/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: José Roberto Gomes/REUTERS

O café arábica de março caiu 7 centavos, ou 4,6%, a 1,439 dólar por libra-peso depois de atingir 1,4205 dólar, o nível mais baixo desde o início de maio de 2021.

NOVA YORK/LONDRES – Os contratos futuros do café arábica na ICE caíram para seu nível mais baixo em mais de um ano e meio nesta quarta-feira (11), ampliando a recente queda do mercado, já que o clima favorável da safra no Brasil e o aumento dos estoques nas bolsas continuaram a pesar sobre os preços.

Café

* O café arábica de março caiu 7 centavos, ou 4,6%, a 1,439 dólar por libra-peso depois de atingir 1,4205 dólar, o nível mais baixo desde o início de maio de 2021.

* Os negociantes disseram que as chuvas no Brasil e as previsões de mais precipitações aumentaram as perspectivas para a safra de arábica no maior produtor mundial.

* “As certificações estão subindo, o tempo está bom, o posicionamento não é extremo, mas o sentimento é extremamente baixista”, disse um corretor de café dos EUA, referindo-se aos níveis crescentes de estoques certificados pela ICE.

* Os estoques da ICE subiram novamente na quarta-feira, para 850.401 sacas, o maior volume em seis meses, mas pelo segundo dia a quantidade de sacas aprovadas no processo de classificação foi menor do que o volume rejeitado, o que é incomum. Ainda havia 170.024 sacas pendentes de classificação.

* O café robusta de março caiu 29 dólares, ou 1,6%, para 1.811 dólares a tonelada.

Açúcar

* O açúcar bruto de março terminou quase estável em 19,65 centavos de dólar por libra-peso.

* Os operadores disseram que o aperto da oferta de curto prazo continua sendo o principal fator de suporte, com o prêmio de março a maio aumentando para cerca de 1,40 centavo de 1,29 centavo no fechamento de terça-feira.

* A moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil totalizou 2,63 milhões de toneladas na segunda quinzena de dezembro, disse o grupo industrial Unica nesta quarta-feira, subindo em relação ao mesmo período do ano passado, quando o processamento praticamente terminou nessa época.

* Também no Brasil, a mídia local informou que o governo está preparado para restabelecer os impostos federais sobre os combustíveis a partir de março, o que deve favorecer o etanol com um imposto menor do que a gasolina. A desoneração havia sido prorrogada até 28 de fevereiro.

* O açúcar branco de março caiu 2,10 dólares, ou 0,4%, para 544 dólares a tonelada. (Reportagem de Marcelo Teixeira e Nigel Hunt - REUTERS)

Leia também:

Açúcar recua forte nas bolsas de NY e Londres nesta tarde de 6ª
Gigante Amazon anuncia a demissão de 18 mil funcionários
Petrobras oficializa saída de Caio Mário Paes e nomeia interino
Região agrícola boliviana tem bloqueios de transporte de grãos
Dólar termina o dia em queda de 0,63% e bolsa em alta
Dólar cai para R$ 5,18 em dia de anúncio de ministros
Bolsa sobe pelo 3º dia na expectativa por PEC da Transição
Dólar tem leve alta e sobe para R$ 5,30 após decisões do STF
Dólar fecha em leve alta em meio a incertezas sobre PEC
Bolsa de Valores cai 2,02% e fecha no menor nível em 4 meses

TAGS:
CAFÉ | AÇUCAR | BOLSA ICE | PREÇOS | ARÁBICA | ROBUSTA