CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Prefeito de Serra assinará decreto que cria Polo de Inovação Tecnológica

A assinatura acontecerá durante o Café de Negócios da ASES, amanhã (09).

Em 08/10/2019 Referência JCC, Lorena Zanon

Foto: Reprodução/ TV Gazeta

O município de Serra estimulará o desenvolvimento e a competitividade como nunca por meio da inovação. Acaba de ser criado o Polo de Inovação Tecnológica da Serra (Inova Serra). A assinatura do decreto de criação do polo acontecerá durante o Café de Negócios da Associação dos Empresários da Serra (ASES), nesta quarta-feira (09), a partir das 8h, no Steffen Centro de Eventos.

A cerimônia contará com a presença do prefeito da Serra, Audifax Barcelos, que assinará o Protocolo de Intenções para implantação do polo, juntamente com a ASES e IFES Campus Serra. Já a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES (FAPES), Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDES), FINDES, SENAI, Sebrae/ES, UCL e ArcelorMittal assinam como co-fundadores, parceiros fundamentais para a efetividade ao processo de implantação e operação do Inova Serra.

O presidente da ASES, Djalma Neto, destaca que a Associação está desde o início participando ativamente com a Prefeitura do município para lançar a lei. “Estamos construindo em conjunto tanto a lei quanto o conselho. A ideia do polo é preparar a Serra para o futuro com empresas de tecnologia. A inovação vai impulsionar a criação de negócios inteligentes e contribuir para a melhoria de performance e produtividade das indústrias locais”.

Polo Inova Serra

O polo é o ambiente que integra empresas de base tecnológica, spin-off (startup derivada de uma média ou grande empresa) e empresas inovadoras, empreendimentos públicos e privados de Instituições Científica Tecnológica e de Inovação - ICTs, como o SENAI Serra, Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, associação de empresários, incubadoras, aceleradoras e demais ambientes de inovação que promovam a cultura da inovação, a pesquisa e a inovação tecnológica.

A área contempla três hospitais e faculdades com cursos na área de biomédica e tem aproximadamente 11 milhões m2. Desta área, 1 milhão m2 tem disponibilidade efetiva para implantação de empreendimentos que poderiam ser alvo de ações de fomento específicas de um polo de inovação tecnológica. Vai do IFES ao Cercado da Pedra, agregando os bairros de Morada de Laranjeiras, Nova Zelandia, Alterosas e Civit II.

O Polo Inova Serra é uma iniciativa conjunta da Prefeitura Municipal da Serra, ASES e IFES Serra.
Ainda sobre oportunidade e inovação, o Caneg também trará para debate as oportunidades no mercado de energia elétrica apresentadas pelo economista Vitor Romero, que reúne mais de 10 anos de experiência no setor de energia e dedica-se ao mercado de geração compartilhada.

Serviço

168º Café de Negócios (Caneg)
Data: 09 de outubro, quarta-feira
Horário: 8h
Local: Steffen Centro de Eventos
Endereço: Rodovia ES 010, km 4 – Jardim Limoeiro, Serra – ES
Inscrições e informações: (27) 3338-7476 e ases@asesonline.org.br