CIDADE

Prefeitura de Aracruz dá início às instalações do 2º Ecoponto

Setrans já havia se reunido em 2021 com comunidade local para viabilizar essa implantação

Em 05/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Renato Lana-Ascom/PML

Nesses locais todo material depositado é recolhido pelas equipes da Setrans, que também conscientizam os moradores quanto à correta separação de resíduos.

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), deu início nesta terça-feira (4), no bairro Segatto, aos serviços de instalação do segundo Ecoponto na cidade. A Setrans já havia se reunido em agosto de 2021 com a comunidade local para viabilizar essa implantação, juntamente com os vereadores Adriana Guimarães, que fez a indicação, e Marcelo Nena. Na ocasião os moradores puderam conhecer a legislação que envolve os entulhos e a área considerada estratégica para atendê-los, sendo ela localizada próximo ao campo de futebol. 

A Setrans aguardou a decisão da comunidade para poder viabilizar a implantação desse sistema público que funciona como um local para despejo de entulhos como resíduos de construção civil, mesa, cadeira, sofá, guarda-roupa, colchão, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel e papelão. Após a decisão dos moradores a Setrans já começou a levar caçambas de terra ao local para poder aumentar o nível do solo e fazer o cercamento.

Esse será o segundo Ecoponto a ser implantado, sendo que o primeiro fica localizado no antigo pátio de manilhas, no bairro Itaputera. Nesses locais todo material depositado é recolhido pelas equipes da Setrans, que também conscientizam os moradores quanto à correta separação de resíduos, e destinação de entulhos de construção civil, cuja responsabilidade é da pessoa o produz.

Em 2021 também já foram feitas reuniões com as comunidades de Santa Cruz, Mar Azul, Barra do Riacho e Vila do Riacho para instalações de outros pontos, cuja capacidade é de pequenas quantidades de entulho (até 1m³), sendo que cada pessoa pode levar até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia de entulho para serem depositados no local. Esses resíduos serão depositados em caçambas específicas para cada tipo, com capacidade para comportar até 4 m³ de entulhos cada uma.

O cidadão não poderá levar seus lixos domésticos, hospitalares ou de serviços de saúde como de clínicas de odontologia, veterinárias, de estéticas e lixo industrial. O recolhimento acontece das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas a pessoa deve entrar em contato com a Gerência de Limpeza Pública pelo número: (27) 99741-8382. (Por Renato Lana-Ascom/PML)

Leia também:

Viana tem uma redução de 21% no número de homicídios
IPTU: boleto virtual poderá ser emitido no site da Prefeitura
Projeto Praia Limpa: temporada 2022 vai movimentar janeiro
Serra registra redução de homicídios dolosos de mulheres
Festa da virada produz 130 ton de lixo nas praias de Vila Velha
Operação Réveillon garante segurança e paz em Vitória
Prefeitura de Vitória recolhe 12,3 ton de lixo no 1º dia do ano
Semas entrega revitalização do Cras de Laranjeiras, na Serra
Prefeitura instala 45 banheiros químicos nas praias de Linhares
Cariacica terá o 1º Centro de Convivência para Pessoa Idosa

TAGS:
ARACRUZ | ECOPONTO | IMPLANTAÇÃO | COMUNIDADE | SETRANS