EDUCAÇÃO

Prefeitura de Aracruz lança a terceira escola de tempo integral

É a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Honório Nunes de Jesus.

Em 30/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/SECOM/PMA

O prefeito Dr. Coutinho reforçou a ideia dos benefícios da educação em tempo integral, onde as crianças terão mais tempo para estudar, se capacitar e brincar.

O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, esteve na segunda-feira (29), na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EMEFTI) Honório Nunes de Jesus, no bairro Morobá, para participar do lançamento da terceira escola em tempo integral. Acampanharam o prefeito, a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, a equipe técnica da Semed, a diretora Solange Siqueira, além de pais e responsáveis dos estudantes.

O prefeito Dr. Coutinho reforçou a ideia dos benefícios da educação em tempo integral, onde as crianças terão mais tempo para estudar, se capacitar e brincar.

“Queria dizer da minha alegria em estar aqui hoje com vocês anunciado a educação em tempo integral nesta escola, o que será muito bom para vocês, pois terão mais tempo para estudar, se capacitar e brincar, o que é muito importante. Esta é uma conquista de uma parceria que temos com o Governo do Estado. Parabéns às crianças e aproveitem esta oportunidade”, finalizou.

A secretária Jenilza Spinassé lembrou que esta é a terceira escola em tempo integral a ser lançada em Aracruz, que só foi possível implantar esse programa na escola porque a equipe aceitou o desafio e acredita que é o melhor, com mais estudos, brincadeiras e esportes..

“Esta segunda será diferente, porque esta comunidade está sendo presenteada no Programa Educação em Tempo Integral, o que significa que durante o dia inteiro muita coisa legal vai acontecer. Só foi possível implantar esse programa nesta escola porque nossa equipe aceitou mais esse desafio e acredita que é o melhor para vocês, com mais estudos, brincadeiras e esportes. Lembrando que esta é a terceira escola na nossa cidade a adotar esse sistema, que contribuirá para a formação dos estudantes”, destacou.

Segundo a diretora da escola, Solange Siqueira, o corpo de funcionário aumentou para poder auxiliar e começar uma nova maneira de estudar.

“Hoje é um dia especial para todos na nossa escola. Nesta segunda-feira vamos começar uma nova maneira de estudar, pois ficaremos aqui em tempo integral, ou seja, vamos estudar e traçar nossos sonhos durante todo o dia. E para isso, nosso corpo de funcionário aumentou para poder nos auxiliar, porque as coisas serão diferentes a partir de agora”, disse

Os alunos tiveram um momento de descontração com a pedagoga infantil Ariele, que cantou e tocou violão.

Sobre o programa

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) implantou o Programa Educação em Tempo Integral, em fevereiro de 2022, em atendimento e cumprimento à Meta Nº 06 do Plano Municipal de Educação (PME), que prevê a implantação gradativa de escolas dessa modalidade. Até o final da vigência do PME, em 2025, a Semed pretende atender 50% dos estudantes da Rede Municipal de Ensino em jornada de tempo integral (Lei Nº 3.967/2015).

Além da Honório Nunes de Jesus, Aracruz conta com o Centro Municipal de Educação Básica de Tempo Integral (CMEBTI) Esther Nascimento dos Santos, em Santa Rosa e a Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (EMEFTI) Maria Luiza Devens - CAIC, no bairro Bela Vista.

Essa modalidade de ensino tem por objetivo ampliar o tempo de permanência dos estudantes para uma jornada de nove nove horas diárias, incluindo conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e sua Parte Diversificada, com atividades lúdicas, de esporte, lazer e culturais, com períodos de intervalos para repouso e refeições, reduzindo a tendência ao risco social, evasão escolar e reprovação.

Faz parte da rotina escolar o acolhimento, a roda de conversa, hora do cuidar, o recreio de possibilidades, momento de harmonização, os clubinhos de brincadeiras durante o recreio e avaliação da aula.

Leia também:

Com olhar digital, alunos precisam de escolas mais conectadas
Ifes lança a 2ª turma do curso de programação de software
Prazo para instituições públicas aderirem ao Sisu termina hoje
Curso busca aumentar presença feminina na área tecnológica
Vitória nomeia mais 440 profissionais da educação
Cariacica entrega kits de material escolar para estudantes
Escola de Linhares promove aulas dinâmicas e criativas
Quatro em cada dez alunos do 4º ano não dominam a leitura
Professores de todo país terão cursos de educação financeira
Escola realiza ação de combate ao abuso sexual infantil
Vitória forma profissionais de excelência para o mercado

TAGS:
ARACRUZ | PROGRAMA | EDUCAÇÃO | ALUNOS | ESCOLA | TEMPO INTEGRAL