CULTURA

Prefeitura de Aracruz se mobiliza para valorizar os artesãos

A Prefeitura pensando em valorizar os artesãos, vem desenvolvendo uma série de ações.

Em 15/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMA

As secretarias envolvidas já realizaram algumas visitas às associações de artesanato e coletivos da cidade com o intuito de coletar material a ser usado na elaboração de vídeos institucionais mostrando suas produções.

A Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Turismo e Cultura (SEMTUR) e Comunicação (SECOM), pensando em valorizar os artesãos do município, vem desenvolvendo uma série de ações na semana que antecede a data em comemoração à categoria, dia 19 de março, próximo domingo. As secretarias envolvidas já realizaram algumas visitas às associações de artesanato e coletivos da cidade com o intuito de coletar material a ser usado na elaboração de vídeos institucionais mostrando suas produções.

Todo esse material vem sendo publicado nas redes sociais da prefeitura e, além disso, também foi promovida uma roda de conversa com as referias associações e artesãos individuais, com apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), Casa do Futuro e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

"Nosso intuito é promover eventos que nos permitam alinhar ações para fortalecer esse setor, que é muito importante para Aracruz", lembrou Paulo Neres, secretário da SEMTUR.

Ainda de acordo com Paulo, no próximo domingo (19) a prefeitura, com o apoio do Instituto Nós Mulheres e demais parceiros, estará realizando um grande evento em comemoração ao dia do artesão.

"Iremos promover uma exposição de peças, além de palestras com o objetivo de oferecer ainda mais instrução a esses profissionais. Também haverá comidas típicas e muitas apresentações culturais", destacou.

VIII Congresso Nacional dos Artesãos

Em março do ano passado Aracruz sediou o VIII Congresso Nacional dos Artesãos. Na ocasião, cerca de 2.000 artesãos de todo o país participaram. O evento, que aconteceu no Sesc de Praia Formosa, contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, do governador do Estado, Renato Casagrande, e da vice-governadora Jacqueline Moraes.

O congresso discutiu pautas importantes para a classe como a regulamentação da Lei do Artesão e a discussão do Projeto de Lei Nº 1919/2021, que trata sobre a aposentadoria da classe.

"Esse congresso provou que nossa cidade é um grande polo de produção do artesanato. Posso afirmar que essa categoria não está parada, e compete a nós buscarmos ajuda para que eles possam alcançar seus objetivos, principalmente no que diz respeito aos seus direitos. Nossas associações são muito unidas e muito nos ajudam a resgatar nossa cultura, que é bem diversificada, além de contribuir com a questão econômica, pois estamos falando de um setor que ajuda e muito a alavancar nosso turismo", lembrou o prefeito Dr. Coutinho. (Por Renato Lana de Faria-Secom/PMA)

Leia também:

Ação "Hora da Poesia" homenageia mulheres em Vitória
Anchieta: Inaugurada Casa do Artesanato Anchietense
Museu Nacional prevê volta de excursões entre março e abril
Presidenta da Funarte promete reconstruir políticas culturais
Coral ArcelorMittal celebra 37 anos no Centro Histórico de Vitória
Nos 458 anos do Rio, heranças indígenas resistem ao tempo
Projeto Cultural Rubem Braga apresenta "O Império da Burrice"
Congo de Araçatiba: Amor passado de geração em geração
Mocidade Alegre é campeã do Carnaval de São Paulo de 2023
Mulheres negras estrelaram mais filmes de sucesso em 2022
Oficina de rap abre inscrições para jovens de Cachoeiro

TAGS:
ARACRUZ | VALORIZAR | ARTESÃOS | AÇÕES | SEMTUR