CIDADE

Prefeitura de Cariacica traça plano de vacinação contra covid

Outra iniciativa fundamental para controle da pandemia é o aumento no número de testes.

Em 17/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto Arnaldo Peruzo/PMC

Outra iniciativa fundamental para o controle da pandemia no município, o aumento no número de testes aplicados é uma realidade.

O prefeito de Cariacica se reuniu com seus secretários na última sexta-feira (15) para discutir e estabelecer novas diretrizes no combate à Covid-19 e no plano de vacinação contra a doença no município. A projeção é que a vacinação se inicie no mesmo momento em que as primeiras doses forem entregues pelo Governo Federal.

“Não seremos pegos de surpresa e Cariacica já está pronta para dar início à imunização dos primeiros grupos assim que recebermos as primeiras doses. Estamos preparando, além da nossa estrutura de saúde, um plano para levar as vacinas em segurança aos munícipes que já têm direito neste primeiro momento”, explicou o prefeito Euclério Sampaio ao fim da reunião.

Em um levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde durante a reunião, o município possui hoje capacidade de vacinação maior do que as doses esperadas para chegar nos primeiros lotes trazidos pelo Governo Federal. Mesmo assim, iniciativas como a compra de novos refrigeradores, a contratação de novos agentes de saúde e a ampliação do número de salas de vacina já são parte das melhorias a serem implantadas.

Testes

Outra iniciativa fundamental para o controle da pandemia no município, o aumento no número de testes aplicados é uma realidade e um novo centro de testagem será aberto na próxima semana.

“A testagem é um fator importante que a gente precisa ter neste momento e um novo centro de testes vai garantir que a gente tenha uma noção mais exata do número de casos”, explicou a subsecretária de Saúde, Juliana Bruno.

Durante a reunião, o retorno das aulas na rede municipal foi levado em conta. Mas, em um primeiro momento, o crescimento no número de casos e o atraso na chegada das vacinas faz com que a segurança dos estudantes seja priorizada. A compra de equipamentos de segurança, como máscaras e álcool em gel para higienizar os locais das aulas, além de um plano para receber alunos de maneira segura já foram providenciados.

Mesmo com o novo prazo apresentado pelo Ministério da Saúde, as 35 mil doses esperadas para chegar ao Espírito Santo na primeira etapa de vacinação não serão suficientes para suprir a necessidade do Estado e do município de Cariacica. Todo o comitê de combate à Covid no município está a postos, acompanhando as novas diretrizes que possam surgir com a chegada da vacina ao país. (Com informações da Prefeitura de Cariacica)