SAÚDE

Prefeitura de Serra está sempre atenta com saúde do idoso

Aposentada Tânia Sant’Ana de Oliveira, de 64 anos, teve um aneurisma, aos 29 anos de idade.

Em 28/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação-Sesa/PMS

O Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef/Nutrição) tem 4 mil alunos cadastrados, sendo 2.400 com mais de 60 anos.

A aposentada Tânia Sant’Ana de Oliveira, 64 anos. Ela, que aos 29 anos teve um aneurisma que paralisou o lado esquerdo do seu corpo, hoje se orgulha das suas 12 medalhas e dois troféus. Prêmios conquistados com a sua corrida. “Uma paixão”, salientou a atleta.

“A orla de Jacaraípe é minha pista. Diariamente, corro uma média de oito quilômetros, entre ida e volta. Quando não posso treinar, aí é que as dores aparecem!”, contou Tânia.

Ela faz parte do Proef Runner, um grupo de corrida que nasceu dentro do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef/Nutrição), de Jacaraípe. Eles se reúnem no Comitê do Idoso, na Rua Maranhão, todas as terças e quintas-feiras, das 7 às 8 horas. Dos 30 inscritos, mais da metade tem mais de 60 anos. E, o restante, acima de 50 anos. O que não significa que os mais jovens não sejam bem-vindos, não! Muito pelo contrário. Quando o assunto é saúde, a Prefeitura da Serra quer mais todo mundo suando a camisa. Precisando, é só chegar!

O Proef tem 4 mil alunos cadastrados, sendo 2.400 com mais de 60 anos. É isso mesmo! A galerinha da melhor idade da Serra está com tudo, participando das ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável.

E já que no dia 1º de outubro comemora-se o Dia Mundial do Idoso, que tal atualizar sua agenda com outras atividades que a Prefeitura de Serra, por meio da Secretaaria de Saúde, oferece, gratuitamente, para o time da melhor idade e para os novinhos, também? Nada como o encontro de gerações, concorda?

Então, posso dar a largada? O vôlei adaptado é uma delas, que acontece todas as terças e quintas-feiras, das 13 às 16h30, na Unidade de Saúde Básica de Barcelona. O time conta com 20 jogadores.

“É a semana toda com atividade física, entre ginástica e vôlei”. Pegou o pique do atleta? Se eu te contar que ele tem 74 anos. Você acredita? E tem mais: o senhor José Roberto de Oliveira França ainda chamou a esposa, dona Edir de Sousa França, 78, para entrar no ritmo! “Somos casados há 45 anos. Nossa vida é maravilhosa! Eu ainda tomo um remédio para controlar a pressão, pois sou hipertenso. Mas, ela não toma nenhum”, ressaltou, o senhor Roberto, que é aluno do vôlei adaptado desde 2013.

Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, na sexta (1), logo pela manhã, o grupo de Barcelona está programando uma atividade especial para a garotada dos 60+, com direito a café da manhã partilhado.

Na água

Isso sem contar com a hidroginástica, que funciona no Centro de Convivência do Idoso de Porto Canoa, nas terças, quintas, das 6h30 às 7 horas e das 8h20 às 9 horas.

Na internet

Calma, que não acabou! Com o início da pandemia e a necessidade de manter-se o isolamento social, o Proef desenvolveu um programa aulas com gravadas, disponíveis no canal Proef Serra/ES no YouTube. O canal é para todo o público, inclusive os idosos. Mesmo com a volta das atividades presenciais, a cada semana, é postada uma aula nova.

E ginástica? Claro que tem: entre localizada, alongamento, pilates de solo, treinamento em circuito. Elas estão disponíveis em todas as unidades de saúde da Serra, atendendo ao público, a partir de 8 anos, vindo tanto de demanda livre quanto por recomendação médica. Quanto ao acesso, ele acontece tanto por encaminhamento da equipe da saúde.

Leia também:

Servidores participam de palestra de prevenção ao suicídio
Procon multa empresas de internet que descumprem normas
Fiscalização impede ocupação irregular em Feu Rosa, Serra
Prefeitura de Serra adota modelo contemporâneo de gestão
> Ação educativa vai marcar Dia Nacional do Idoso em Linhares
Unidade Móvel do Empreendedor já atendeu 1.506 pessoas
Procon divulga pesquisa de preços para o Dias das Crianças
Serra assina termo de fomento com Projeto Vovô Chiquinho
Vila Velha entrega primeira pista de Pump Track à beira-mar
Vitória lança clube de benefícios em parceria com Sindbares
Vila Velha assina convênio para usar mão de obra de apenados
Vitória zera a fila de espera para pessoas em situação de rua

TAGS:
IDOSO | ATIVIDADES | ANEURISMA | SAÚDE | PROEF RUNNER | APOSENTADA