CIDADE

Prefeitura de Serra recolhe 100 caminhões de entulho por dia

Em apenas 90 dias foram recolhidas quase 80 mil toneladas de resíduos, o que vale a 9 mil.

Em 08/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Sipces

Vale ressaltar que o trabalho preventivo minimiza, entre outros problemas, as enchentes nos bairros.

Em apenas 90 dias foram recolhidas 79.747 toneladas de resíduos na Serra, o equivalente a 100 caminhões cheios por dia. De acordo com a Secretaria de Serviços do muncípio (Sese), o número refere-se a lixo doméstico e hospitalar e entulho da construção civil e outros.

Lançado no dia 04 de janeiro de 2021, o programa Serra Cidade Limpa e Saudável vem cumprindo cronogramas regulares de limpeza do município e avançando no processo de educação sanitária, e agora mostra resultados surpreendentes dos primeiros meses de trabalho. 

O balanço dos primeiros três meses chama mais a atenção quando comparado com o mesmo período de 2020, principalmente quando observado o volume de entulho recolhido, que saltou de pouco mais de 25 mil toneladas de janeiro a março do ano passado para mais de 42 mil toneladas no mesmo período deste ano. 

Vale ressaltar que o trabalho preventivo minimiza, entre outros problemas, as enchentes nos bairros.

Números surpreendentes

Veja abaixo o comparativo da coleta de resíduos na Serra de janeiro a março de 2020 e 2021, em toneladas: 

Resíduo

2020

2021

Acréscimo 

Lixo Doméstico

36.888,60

37.426,02

1,5%

Lixo Hospitalar

204,05

285,48

40%

Entulho (construção civil e outros)

25.673,30

42.035,50

64%

Total

62.765,95

79.747,00

27%

O secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, destaca que já esperava um número alto no volume de entulho recolhido, porque quando começou o trabalho do Serra Cidade Limpa e Saudável no início do ano, percebeu nas vistorias para criação do cronograma, que havia muita sujeira espalhada pela cidade.

Mesmo com a percepção, o secretário não contava com o acréscimo de 64% no recolhimento de entulho advindo da construção civil e móveis inservíveis, por exemplo.

“Chegamos à conclusão que tomamos as medidas realmente necessárias e corretas para atingir nosso objetivo principal, que é deixar a cidade da Serra limpa e saudável”, declarou Bergoli.

100 caminhões por dia

O total de quase 80 mil toneladas de resíduo corresponde a cerca de 100 caminhões do tipo basculante cheios, por dia ou 9 mil caminhões no período de janeiro a março. São 27% a mais de resíduo coletado que no mesmo período do ano passado. Acréscimo considerado surpreendente pela Sese. 

Ainda segundo o secretário, o acréscimo no volume de lixo hospitalar coletado pode ser explicado pelo aumento no número de atendimentos por conta da pandemia do coronavírus, mas também pela manutenção de um cronograma regular de coleta.

Já o lixo doméstico normalmente se mantém praticamente com o mesmo volume de recolhimento. “É o lixo do dia a dia. O pequeno acréscimo apontado nesses primeiros 90 dias pode ser reflexo de um leve aumento na população do município, por exemplo”, disse Enio Bergoli.

Resíduos não contabilizados

Do total de quase 80 mil toneladas de resíduo recolhido não estão incluídos serviços de poda de árvores, capina, roçada e limpeza de vias, praças e parques. Esse material é reciclado por meio da técnica de compostagem. 

O secretário Enio Bergoli ainda destaca que o programa Serra Cidade Limpa e Saudável está avançando na educação sanitária. “Temos quatro Áreas de Transbordo e Triagem (ATTs), localizadas nos bairros Barcelona, Nova Carapina II, Jardim Carapina e Novo Porto Canoa. Estamos chamando a atenção das pessoas para que descartem o entulho de forma correta e pedindo para que denunciem os casos de descarte irregular”, frisa o secretário. 

Como denunciar

As denúncias de descarte irregular de resíduos devem ser feitas pelo whatsapp (27) 99976-2595. Pelo canal é possível enviar fotos e vídeos com a identificação do local e do infrator. A denúncia é anônima! Quem descarta entulho irregularmente pode responder por crime ambiental.

Saiba onde estão as ATTs

Veja abaixo os locais de descarte correto de entulho de segunda a sábado, das 8h às 17h:

- ATT Barcelona - Avenida Região Sudeste, próximo ao Posto BKR;
- ATT Nova Carapina II - Avenida Montes Claros;
- ATT Jardim Carapina;
- Projeto João de Barro - Avenida Domingos José Martins, bairro Novo Porto Canoa. (Com informações de Secom/PMS)

AGS
CIDADANIA   |   EDUCAÇÃO    |  SAÚDE    |   EMPREGOS   |  ESPORTES   |   CIDADE   |   ECONOMIA