CIDADE

Prefeitura de Serra relança projeto empreendedor Costurarte

Para o prefeito Vidigal, valorizar iniciativas de sucesso é fazer o melhor para a população.

Em 17/06/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Costurarte tem como objetivo capacitar e dar cursos de qualificação em áreas como Corte e Costura, Customização e Bordados, Vagonit e Decoupagem.

A Prefeitura de Serra relançou nesta quarta-feira (16), O “Costurarte", uma iniciativa de grande importância para empreendedorismo feminino que voltou para mudar a realidade de muitas famílias.

Lançado no primeiro governo do prefeito Sergio Vidigal, em 1997, e capitaneado pela então secretária de Promoção Social, Sueli Vidigal, o Costurarte tem como objetivo capacitar e dar cursos de qualificação em áreas como Corte e Costura, Customização e Bordados, Vagonit e Decoupagem.

Milhares de pessoas foram atendidas na primeira versão do programa e a expectativa é seguir crescendo. O programa vai funcionar no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, e deve começar já na próxima semana.

Para o prefeito Sergio Vidigal, valorizar iniciativas de sucesso é fazer o melhor para a população.

 "Nosso objetivo é dar mais um salto de avanço na Serra. A melhor obra que podemos fazer é o investimento no cidadão. Assim se muda vidas. Hoje relançamos um grande programa social. A Serra é pioneira na Assistência Social e seguiremos contribuindo para ajudar a população na ascensão social", declarou o prefeito.

Sueli Vidigal, ex-deputada federal, idealizadora e madrinha do projeto, acredita no potencial de transformar vidas com o programa.

"Hoje é um dia muito especial. Os desafios da vida nos movem e foi assim que esse projeto aconteceu. O Costurarte nasceu da interação com as pessoas. Encontramos uma cidade com muita dificuldade. E na época, visitando as creches da cidade, observamos que os funcionários tinham capacidade de ensinar essas técnicas para a população. Não tinha nem máquina de costura. Mas fomos estruturando, comprando equipamentos e ampliando o programa que mudou tantas vidas", recordou.

O vice-prefeito, Thiago Carreiro, lembrou a importância de capacitar a população.

"É a transformação real de vidas. O município avançou muito com programas como esse. Vamos transformar novamente esta cidade", declarou.

Já a secretária de Assistência Social da Serra, Lilian Mota, disse que a iniciativa vai mudar a realidade do município.

"Falar do Costurarte é falar de história. O programa é muito bonito e foi resgatado com justiça. Na época que funcionou pela primeira vez, a então secretária Sueli Vidigal identificou nas mulheres essa capacidade de gerar renda com a costura e a arte. Vamos agora levar o projeto para as comunidades", afirmou.

Durante a solenidade de lançamento do Costurarte, Sonia dos Santos, de 59 anos e moradora de Campinho da Serra, foi homenageada. Ela fez o curso de pintura e costura em 2001.

"Tive a oportunidade de fazer os cursos e gostei muito. Com ele consegui aumentar a minha renda e hoje trabalho em casa. Até consigo ensinar algumas pessoas. Realmente valeu a pena e mudou minha história. Agradeço demais a Sueli e Sergio", reconheceu Sônia.

Outra contemplada pelo programa foi a Dona Eugênia Passos.

"Fiz um curso de costura que hoje é essencial na minha vida. Em 2011 abri o grupo Produtivo Serra Dourada. Cheguei a sustentar minha família com essa renda. Trabalhando e ensinando pintura e costura, consegui sobreviver. Sou muito grata ao Doutor Sergio e à Sueli", reforçou Eugênia.

Késia dos Prazeres, presidente do Semearte, também falou sobre o poder de transformação dos cursos de transformação.

"Muito mais do que fazer artesanato, é a valorização de saber fazer. Parabéns Sueli por ajudar tanto no empoderamento feminino. A economia criativa do Espírito Santo nasceu na Serra. Sou mulher negra da periferia e tudo que sei fazer é com minhas mãos. Através desse projeto tivemos acesso ao conhecimento e aos insumos", afirmou.

Saiba mais
Nesta nova edição do projeto será implantado um Núcleo de Costura Afetiva. O curso tem o objetivo de atender 40 pessoas, mas terá outros braços ao longo do desenvolvimento e irá apoiar a inclusão dos Empreendimentos Femininos já existentes, além de fomentar novas criações.

O Costurarte tem parceria com o Semearte e vai resgatar os valores sociais de cidadania e autoestima.

Leia também:

Prefeitura de Serra realiza obras que beneficiam setor pesqueiro
Município de Serra adere ao Programa Time Brasil da CGU
Procon de Serra se articula contra empréstimos irregulares
Prefeitura e ONGs retiram pedras e liberam Trilha de Furnas
Serra inicia reformas no mercado de peixes de Nova Almeida
Serra: Pedidos de poda de árvores feitos pelo site da prefeitura
Procon de Serra dá dicas de compras do Dia dos Namorados
Prefeitura de Serra amplia sua frota com 16 novos carros
Prefeitura de Serra reabre Arena Jacaraípe nesta segunda (07)
Serra: Reuniões de planejamento da cidade iniciam hoje (07)
Serra: Cidade da Grande Vitória que mais reduziu homicídios
Cursos são parte da rotina dos técnicos da Defesa Civil de Serra
Prefeitura de Serra reabre agenda para cadastro no CadÚnico
Vidigal assina ordens de serviços para obras em Jacaraipe
Serra apresenta seu sistema de aprovação de projetos à CBIC
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil

TAGS:
PROCON | PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS