AGRICULTURA

Prefeitura de Viana firma um acordo com produtores rurais

Prefeitura firma acordo com produtores para desenvolvimento de produção agroecológica

Em 22/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

O pacto vai possibilitar a instrumentação de um programa de produção agrícola mais ecologicamente responsável, visando tornar a cidade de Viana a Capital Estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica.

Um pacto em prol de uma produção agrícola mais ecológica foi apresentado aos produtores rurais de Viana nesta terça-feira (22). O “Pacto Ecológico Capixaba: Rumo à Agricultura Agroecológica e Orgânica” tem o objetivo de identificar e traçar estratégias para a transição da agricultura convencional para uma com mais responsabilidade ecológica.

O pacto vai possibilitar a instrumentação de um programa de produção agrícola mais ecologicamente responsável, visando tornar a cidade de Viana a Capital Estadual da Alimentação Orgânica e Agroecológica, produzindo alimentos mais saudáveis e agregando valor ao produzido no campo.

O acordo prioriza unidades da agricultura familiar e pretende incentivar as unidades rurais do município a produzir alimentos sem agrotóxicos. Os produtores contarão com o apoio da Prefeitura na oferta de assistência técnica gratuita ao plantio e ao manejo, além do uso de maquinário, compostagem e possibilidade de venda a valor maior, inclusive em compras municipais.

A produção agrícola de Viana tem como base a agricultura familiar, como a feita por Patrícia de Almeida Mattos Santos, produtora rural há 21 anos, que deixou o uso de defensivos em 2018 e passou a comercializar produtos orgânicos.

“Buscamos produzir alimentos saudáveis para disponibilizar produtos de qualidade para as mesas das outras famílias, além da minha própria. O acordo vai contribuir ainda mais para o aumento da produção familiar em Viana e para uma melhor qualidade das nossas frutas, legumes e vegetais”, comentou a produtora.

Para isso, o programa traz uma série de ações, como certificação agroecológica, assistência técnica rural, cessão de biodigestores, programas de cursos de qualificação para manejo, horas-máquina para os produtores rurais.

“É preciso investir em uma política orgânica e responsável com o meio ambiente na produção agrícola. Devemos levar conhecimento e novas técnicas de manejo para que as propriedades se tornem mais produtivas. Para isso, o município vem apoiando várias estratégias e ferramentas que vão possibilitar aqueles que querem fazer  empreendimentos que possam produzir na cidade de Viana”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.

A iniciativa é do Ministério Público do Estado (MPES), visando firmar parceria entre produtores rurais, Prefeitura de Viana, Secretaria de Estado de Agricultura (SEAG), Ministério da Agricultura (MAPA), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Instituto Federal do Estado (IFES), Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e Câmara Municipal de Viana.

“A utilização de produtos químicos na agricultura tem prejudicado tanto aquilo que a natureza sempre nos deu, o alimento. Por isso, devemos repensar a produção agrícola. Portanto, é necessário criar condições de manutenção dos nossos produtores e fixação deles na terra, dando condição para que eles produzam de forma ecologicamente responsável”, salientou a promotora de Justiça, Isabela de Deus.

Além do prefeito Wanderson Bueno e da promotora de Justiça, Isabela de Deus, estiveram presentes mais de 40 produtores rurais, o secretário Estadual de Agricultura, Paulo Foletto, o superintendente do Ministério da Agricultura no Espírito Santo, Aureliano Nogueira da Costa, o presidente do Incaper, Toninho da Emater, o deputado Fabrício Gandini, secretários municipais e vereadores de Viana. (Secom/PMViana)

Leia também:

Chuva favorece aparecimento de pragas e doenças no campo
Cotação do trigo segue elevada apesar da safra recorde
Governo do ES entrega máquinas do Programa Terra Firme
Seag e Sebrae realizam 1º Encontro Técnico do Agrolegal
Safra de grãos pode chegar a 291,1 milhões de toneladas
Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas
Incaper divulga finalistas do 2º Prêmio Cafés Especiais do ES
Semana Internacional do Café tem início hoje (10) em BH
Estado lança tecnologias para café conilon em Marilândia
Seag entrega 3.600 cestas verdes para pescadores capixabas

TAGS:
VIANA | PRODUTORES | ACORDO | AGRICULTURA AGROECOLÓGICA | RESPONSABILIDADE