CIDADE

Prefeitura de Vila Velha publica saldo financeiro disponível

Apuração do saldo ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), 8 horas, como descrito no ato.

Em 01/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fabricio Lima/PMVV

A Prefeitura de Vila Velha publicou, em Diário Oficial Extra nesta quinta-feira (31), relatório detalhado do saldo de disponibilidade financeira atualizado em banco, no total de R$ 291.654.854,51. A ação prima pela transparência e a ampla publicidade das contas públicas. 

A apuração do saldo ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), às 8 horas, como descrito no ato. A conta detalha dados de IPI e ICMS até recursos adquiridos junto ao Banco Fonplata, contrapartida e convênios com os governos federal e estadual para as áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, por exemplo.

O prefeito Max Filho explica que a gestão 2017-2020 deixou a Prefeitura de Vila Velha com recursos em caixa, projetos de boa qualidade e dinheiro para garantir o desenvolvimento do município. 

"Estamos deixando o Município com dinheiro no caixa, bons projetos e novos recursos já garantidos para o desenvolvimento da cidade. Saímos com a convicção do dever cumprido. Com todos os serviços funcionando, as contas em dia e a prefeitura saneada moral e financeiramente", afirmou Max Filho.

“É um retrato do dia, daquilo que fica de saldo de disponibilidade financeira das contas do Executivo municipal. É uma informação de interesse público, que diz respeito a cada cidadão e a toda cidade”, acrescentou o secretário municipal de Administração e Finanças, Rafael Gumiero.

Triplo A do Tesouro Nacional

Vale destacar que Vila Velha, inclusive, recebeu nota triplo A da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, com relação ao equilíbrio financeiro. Em 2019, a cidade canela-verde figurou entre as primeiras no ranking de receita própria, proveniente do ISS, ITBI e IPTU, sendo certa de 32% do percentual total. Esses recursos foram revertidos para investimentos em Educação, Saúde e Infraestrutura, por exemplo. Tanto que Vila Velha está entre os quatro municípios do Espírito Santo que mais investiu em 2019.

Contas em dia

Além disso, a cidade está entre os municípios com as contas em dia e devidamente submetidas para análise dos órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas do Espírito Santo. (Com informações da Prefeitura de Vila Velha)