CIDADE

Prefeitura de Vila Velha reduz feiras livres a partir de hoje (30)

No domingo (4) as feiras dos bairros Terra Vermelha, Aribiri e Santa Rita não acontecerão.

Em 30/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/ TV Gazeta

As medidas foram debatidas com representantes dos feirantes durante reunião nesta segunda-feira (29). 

Por determinação do Ministério Público Estadual, as feiras livres de Vila Velha serão reduzidas em 50%, com redução dos tabuleiros comumente utilizados pelos feirantes para a montagem de suas barracas. A medida vale a partir desta terça-feira (30).

No domingo (4) as feiras de Terra Vermelha, Aribiri e Santa Rita não acontecerão. As medidas foram debatidas com representantes dos feirantes durante reunião nesta segunda-feira (29). 

A decisão vai além da orientação para redução do número de tabuleiros por feirantes e aumento de distanciamento entre os mesmos. A prefeitura esclarece que, para conter a disseminação do coronavírus, as equipes das secretarias de Saúde e de Serviços Urbanos já vinham distribuindo máscaras e álcool em gel em todas as feiras do município.

A partir de segunda-feira (5), as medidas serão reavaliadas, de acordo com a prorrogação ou não do decreto estadual de emergência contra a disseminação da Covid-19.

"Contentores de lixo são alvos de vandalismo em Vila Velha"

Três contentores de resíduos sólidos foram alvo de vandalismo na noite desta segunda-feira (29). Eles estavam instalados no bairro São Torquato, na Rua Nova. As unidades já foram substituídas e a prefeitura registrou boletim de ocorrência.

A Prefeitura de Vila Velha informa que este tipo de vandalismo é classificado como crime contra o patrimônio público, portanto, passível de processo criminal. Ocorrências com os contentores podem ser informadas pelo telefone 162. As pessoas terão a identidade preservada.

São casos isoados, disse o secretário de Serviços, Anadelso Pereir. aFoto: Assessoria/PMVV

A Secretaria de Serviços Urbanos explica que, além do gasto para repor cada contêiner destruído, a conta pode ser ainda pior, porque a população fica sem local para colocar o lixo até que se reponham outros novos. Além disso, no processo de queimada, a lixeira praticamente funde com o asfalto e há necessidade de uma máquina para raspar e limpar.

O secretário Anadelso Pereira explicou que estes casos foram isolados, pois a população vilavelhense precisa dos equipamentos.

"Trata-se de ação de vândalos, porque o cidadão de bem aprova o serviço e colabora com sua manutenção". 

Os contentores complementam o serviço de limpeza urbana da cidade. A população tem se manifestado favoravelmente e requisitado a instalação de novas unidades.

É recomendado que o munícipe embale os detritos orgânicos em sacos plásticos e faça o descarte no contentor, a qualquer hora do dia. Depois, é só fechar a tampa do equipamento. Não se deve colocar o lixo ao redor ou fora do equipamento.

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19