CIDADE

Prefeitura de Vila Velha vai remodelar o Parque da Prainha

O projeto com as intervenções da Prainha foi apresentado pelo prefeito Arnaldinho Borgo.

Em 23/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Ao apresentar o projeto, no último domingo (22), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, destacou que o projeto vai complementar a área já existente da Prainha, pertencente ao Sítio Histórico. Palmeiras imperiais darão essa conexão entre história e modernidade. 

O Parque da Prainha, em Vila Velha, será, definitivamente, o espaço das famílias e dos grandes eventos do Espírito Santo. O projeto com as intervenções que vão requalificar todo espaço da Prainha foi apresentado no último domingo (22), pelo prefeito Arnaldinho Borgo. Em primeira mão, moradores da Prainha e o público da Colônia de Férias das Famílias e do Verão Vila Velha 2023 conheceram a projeção do novo espaço e o investimento que será feito no local. 

A obra será dividida em duas partes. A primeira em toda a área não ocupada da Prainha, ou seja, a parte onde não há construções atualmente. A segunda parte contemplará a área gastronômica e da colônia de pesca que funciona no local. Essa segunda parte será ainda debatida com os profissionais que atuam no local.

O espaço

O espaço de 32.799,60 m² contará, após a conclusão das obras, com área exclusiva para grandes eventos como shows e apresentações culturais, pista de caminhada e corrida, parquinho das crianças, área gastronômica, fonte interativa de águas dançantes, academia, ampla área de piquenique e circulação e banheiros de alvenaria. 


As obras do Parque da Prainha serão divididas em duas partes: a área não ocupada e a área gastronômica e da colônia de pesca. Foto: Assessoria/PMVV

O prefeito Arnaldinho destacou ainda que o projeto vai complementar a área já existente da Prainha, pertencente ao Sítio Histórico. Palmeiras imperiais darão essa conexão entre história e modernidade. 

“Estamos fazendo uma extensão daquilo que já conta nossa história. O corredor formado por palmeiras imperiais na Praça Almirante Tamandaré é uma passarela no tempo, que começa na Igreja do Rosário, a mais antiga do país em funcionamento, e passa pela Casa da Memória e obras de artes que remetem ao descobrimento. As palmeiras também serão portão de entrada do novo Parque da Prainha, moderno, feito para as famílias e para grandes eventos. Coloca nossa cidade no roteiro nacional dos grandes eventos e como cidade protagonista no turismo. Ou seja, agora de fato teremos um Parque das Famílias”, explicou o prefeito. 

Letícia Soares, de 33 anos, levou os três filhos para aproveitar as atrações da Colônia de Férias das Famílias e ficou impressionada com o projeto de revitalização. Disse que o local vai atender a família e os filhos terão tudo em um só ponto. 

“Meus filhos têm idades diferentes e a gente consegue reunir tudo aqui. Fazer tudo em família e ao ar livre é um privilégio. Agora descobri que ainda vai ter o espaço adequado, com piso, bancos, e que vamos aproveitar ainda mais”. 

Leonardo de Oliveira, morador de Paul, levou a filha de 6 anos para aproveitar os brinquedos, gostou do que viu e já está ansioso para desfrutar dos espaços prontos. 

“Nem imaginava que estava assim. Eu me diverti e ela mais ainda. Pelo que vi de como vai ficar, vai ser melhor ainda, com banheiro e toda uma estrutura para shows, vai virar endereço certo dos nossos passeios”.

O projeto

O espaço vai acomodar grande demanda de eventos que ocorrem na área, ao mesmo tempo que proporciona atividades para o dia a dia, como as pistas de caminhada e ciclovia ao redor do parque, tendo várias atribuições voltadas para toda a família, dentre elas: ampla área de food e beer trucks com estar para alimentação, infraestrutura para motor homes, parquinho infantil, academia popular e plataforma multi estação, espaço pet cercado, grandes áreas gramadas para a realização de piqueniques e uma fonte interativa com águas dançantes.

Palmeiras imperiais vão integrar e criam continuidade ao eixo histórico da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Seguindo com um extenso deck de madeira com mosaico central valorizando a arte capixaba e pórticos geométricos com leds, que convidam o visitante a percorrer todo o parque.

A orla será totalmente reformulada para uma área de estar com mais segurança e iluminação, onde se localiza um letreiro de Vila Velha. Pontos de ônibus, bike VV, banheiros e área de embarque e desembarque foram inseridos próximo ao aquaviário, para auxiliar o fluxo de pessoas que diariamente necessitam deslocar-se nessa região.

As intervenções vão acrescentar muito à região da Prainha, contribuindo com a economia local e a qualidade de vida da população e visitantes do local.

Leia também:

Procon de Cachoeiro alerta para as práticas abusivas no verão
Jabaeté terá novas unidades de saúde e de ensino infantil
Beto Vieira e Ricardo Ferraço visitam o Hospital São Camilo
Prefeitura de Vitória implanta sinalização no acesso à 3ª Ponte
Todas as praias de Guarapari estão próprias para banho
Ibiraçu: Iluminação pública eficaz gera economia de 45%
Aracruz renova frota de veículos para atender demandas
João Neiva conta com 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)
Procon Vitória divulga pesquisa de preços da cesta básica 
Prefeitura de Vitória entrega Botão do Pânico para escolas

TAGS:
VILA VELHA | PRAINHA | OBRAS | GASTRONOMIA | INTERVENÇÕES | REQUALIFICAÇÃO