CIDADE

Prefeitura de Vitória abre a Semana Nacional de Trânsito

Pazolini falou do êxito alcançado com a redução de 30% nas mortes no trânsito de Vitória.

Em 17/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

"Me emocionei muito com a apresentação do coral, e essa Vitória que nós acreditamos, essa construção que queremos para a cidade," destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Uma oportunidade para crianças e adolescentes conhecerem mais sobre assuntos relacionados ao trânsito do dia a dia, em atrações para disseminar informações relevantes e de valorização à vida e à prevenção de acidentes. A abertura Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Vitória, na manhã desta sexta-feira (17), teve a participação de estudantes da rede pública municipal, no auditório da Prefeitura, em Bento Ferreira.

Com apresentação de coral e bailarinas da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fafi), a abertura também contou com uma esquete teatral de conscientização sobre comportamento e respeito ao outro.


Com o tema "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas" a SNT realiza atividades de conscientização a partir deste sábado (18). Foto: Jansen Lube/PMV

Oficialmente, a SNT começa neste sábado (18) e vai até o dia 25 de setembro. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), por meio da Gerência de Educação para o Trânsito, e a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) planejaram atividades para sensibilizar a população sobre a necessidade do respeito às leis de trânsito.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o prefeito Lorenzo Pazolini, a vice-prefeita capitã Estefani, vereadores, secretários, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

"Sonhei em ver esse auditório representado por esses jovens. Me emocionei muito com a apresentação do coral, e essa Vitória que nós acreditamos, essa construção que queremos para a cidade. Tivemos êxito nesse caminhada, já reduzimos em 30% o número de mortes no trânsito da cidade, isso é animador. Cada vida que perdemos, importa para nós. São famílias enlutadas, e isso tudo não tem só a questão afetiva envolvida. Temos também as questões econômicas. Precisamos cuidar das pessoas, essa é a prioridade da gestão”, frisou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Com tema este ano em destaque, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, durante oito dias serão realizadas ações que envolverão, entre outros, motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. A SNT é comemorada anualmente em todo território nacional conforme dispositivo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

"Estamos aqui para reforçar a importância da conscientização e da fiscalização, para evitar acidentes e reduzir cada vez mais o número de mortes no trânsito. Começamos a gestão na liderança em mortes por acidentes, e hoje não estamos nem entre os 10 primeiros, graças ao trabalho feito pelo nosso corpo operacional com ações nos principais corredores viários e dentro dos bairros", afirmou o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.

O secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, destacou a agenda pela importância desse diálogo com a população.


Estudantes da rede pública de Vitória participaram da abertura Semana Nacional de Trânsito (SNT) em Vitória. Foto: Jansen Lube/PMV

"Estou há alguns anos trabalhando no setor público, nessa área, e realizar a campanha com a participação dos alunos da rede pública é uma forma de orientar os futuros condutores. Faremos diversas ações nos próximos dias e queremos contribuir com a formação desses jovens, para que cada vez mais haja paz no trânsito", disse o secretário da Setran, Alex Mariano.

Segundo o secretário, esta é uma semana especial e que convida à reflexão. Ele destacou que serão muitas atrações planejadas de estímulo às pessoas de todas as idades e que ocorrerão em lugares diversos para que todos se sensibilizem.

“O Brasil é um dos dez países com maior número de mortes causadas por acidentes de trânsito. Grande parte das tragédias com vítimas ou prejuízos financeiros poderiam ser evitados simplesmente com respeito às leis de trânsito e à sinalização de vias, além da paciência, sentimento fundamental a quem está na direção de um veículo. Eventos como este permitem pensar sobre como o trânsito pode ser um lugar também humanizado”, destacou Mariano.

Arte em movimento

Um dos pontos altos da abertura da Semana Nacional do Trânsito no auditório da PMV aconteceu logo no início da cerimônia, com a participação das alunas de dança da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).

Bárbara Charpinel de Souza, Lavínia Karla de Jesus Santos Nunes e Juliana da Silva de Souza apresentaram a coreografia de Paloma Tauffer e Crislane Pereira, “Entre Elas”. Já a bailarina Teodora Ferreira Schneider, apresentou o número “Desafios” da coreógrafa Karla Rodrigues.

“É sempre uma oportunidade grandiosa podermos mostrar o nosso trabalho que vem sendo realizado com tanta dedicação, ainda mais, associado a uma causa nobre como esta”, afirmou o coordenador de dança da Fafi, Nerdin Montenegro.

Agenda

Neste sábado (18), na orla do bairro Jabour, às 16 horas, serão realizadas ações conjuntas entre Setran, Semsu e a Secretaria de Cultura (Semc) e moradores da região. Haverá esquetes teatrais com transitolândia, circuito motor e apresentação de equipamentos da Guarda Municipal.

No Circuito Motor haverá atividades lúdicas com a utilização de cones, cordas, bolas e bambolês. As atividades envolvidas nesta prática são relacionadas às percepções gerais das crianças para que compreendam questões de localização e espaço.


O tema da campanha este ano em destaque é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Foto: Jansen Lube/PMV

Nas esquetes teatrais há atividades interativas nos quais atores se caracterizam com fantasias alusivas à sinalização, e instruem as pessoas que interagem. E, na transitolândia, em uma lona há simulações e estímulos para comportamento no trânsito. Batedores, quadriciclos e viaturas serão utilizadas.

Nas feirinhas de Jardim da Penha e de Jardim Camburi, haverá, a partir das 18h, ações sobre os personagens da campanha, Anjo e Morte.

A mesma ação acontece no domingo (19), na Rua da Lama (Jardim da Penha) e no Triângulo das Bermudas (Praia do Canto) a partir das 15h.

Passeio

Neste domingo (19), na Catedral metropolita de Vitória, em atendimento ao idoso, muitos moradores do Centro, será apresentada esquete teatral e, em seguida, um padre dará a benção aos fiéis. A ação é uma parceria entre Setran, Semsu e Semc, além da Secretarias Municipais de Esportes (Semesp) e Saúde (Semus).

Ainda no domingo (20), no bolsão 1 da orla de Camburi ocorrerá passeio ciclístico até a avenida Adalberto Simão Nader e, ainda, esquetes e circuitos com equipamentos e interação do público garantida. Na oportunidade, haverá apresentação de batedores com manobras, circuito com quadriciclo, e viaturas,a além de passeio de motos.

A programação completa da Semana Nacional de Trânsito pode ser conferida no link vitoria.es.gov.br/semananacionaldetransito/.

Leia também:

Prefeitura de João Neiva realiza Lei Orçamentária Anual online
Cariacica apresenta propostas no Plano Diretor Municipal
Fundação Alphaville faz intervenções em bairro de Guarapari
Praia de Vila Velha receberá intervenções de acessibilidade
> ​Defesa Civil busca parceria com UFES para sistema de alerta
Projeto Van da boa energia percorre comunidades de Vitória
Serra realiza Semana Municipal das Juventudes entre 18 e 25
Desenvolvimento urbano realiza capacitação de servidores
Viana oferece curso de capacitação de bombeiro hidráulico
Detran inicia implantação de ciclovias no município de Aracruz
GGIM: Serra volta a contar com o Observatório de Segurança
Prefeitura de Vitória anuncia pacote de R$ 1 bilhão até 2024

TAGS:
VITÓRIA | TRÂNSITO | CAMPANHA | ACIDENTES | MORTES | TEATRO | DANÇA | MÚSICA