EDUCAÇÃO

Prefeitura de Vitória chama 100 profissionais para a Educação

A expectativa é que os concursados estejam atuando nas escolas já na 1ª quinzena de abril.

Em 15/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Gabriel Werneck/PMV

"Estamos consolidando os frutos de um trabalho de reorganização fiscal, em diversas áreas!, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Professores da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Língua Inglesa, Arte, Educação Física, dinamizadores de Arte e Educação Física, além de pedagogo. A Prefeitura de Vitória (PMV) convocou 100 profissionais aprovados em concurso público para atuar nas unidades de ensino de Vitória.

A lista dos aprovados já está no Diário Oficial desta segunda-feira (14), e pode ser acessado aqui. A expectativa é que, cumprindo os trâmites legais, os concursados estejam atuando nas escolas na primeira quinzena de abril.

"Estamos consolidando os frutos de um trabalho de reorganização fiscal, em diversas áreas. Na Educação, nós mais que dobramos o número de unidades em tempo integral, instituídos o primeiro lanche no ensino fundamental, investimos em obras em mais de 50% da nossa rede, e estamos trazendo um grande investimento também em tecnologia. Agora chegamos à nomeação de 100 concursados dentro da nossa capacidade financeira e orçamentária, com responsabilidade. Esses profissionais estão chegando para fortalecer a rede e o aprendizado dos estudantes", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Os profissionais aprovados em concurso público estão sendo convocados para suprir postos vagos na rede municipal de ensino, devido a aposentadorias ou saídas por motivos diversos de profissionais efetivos da rede. Atualmente, dos 4.514 profissionais do magistério de Vitória, 3.395 são efetivos.

"Um momento importante, trazendo nosso compromisso com a educação pública de qualidade. Desde que assumimos, na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, buscamos organizar a secretaria, voltando nosso foco para a aprendizagem dos estudantes, considerando o déficit nas aprendizagens agravado pela pandemia. A convocação de profissionais efetivos nos traz uma garantia de continuidade do trabalho pedagógico, conhecendo a rede, a comunidade, atendendo ao Plano Municipal de Educação, estabelece um vínculo mais forte do profissional com a comunidade escolar, além de possibilitar e esse profissional a participar da formação continuada, oferecida pela Seme", afirmou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Convocação

A Secretaria de Educação optou por chamar esse grupo de profissionais, pois são cargos com mais possibilidades de atuação dentro da nova organização curricular comum, instituída a partir de 2022.

O secretário de Gestão e Planejamento de Vitória, Regis Mattos, ressaltou a responsabilidade com que todo o processo vem sendo conduzido na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini.

"Esse momento é possível por um esforço de planejamento que começou ainda no período de transição. Esse planejamento envolve investimentos em obras, tecnologia e recursos humanos também. Hoje, a convocação de concursados é uma ação de forma organizada e transparente. Esse é mais um passo para chegarmos à qualidade na Educação que queremos para Vitória", pontuou.

Diante da homologação do resultado final do concurso público, o município de Vitória realizou a convocação de 449 candidatos. É importante destacar que a PMV já nomeou 277 candidatos a mais que o quadro de vagas estabelecido no edital, que previa o chamamento de 172 profissionais.

"Esse é um passo seguro. É importante trazer bons profissionais para que eles possam reverberar isso nas salas de aula. Junto a outras ações, como a ampliação do tempo integral, construção de novas sedes de escolas, investimento em tecnologia, estamos reestruturando a educação na nossa capital", ponderou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação e secretário interino de Governo, Marcelo de Oliveira.

Os cargos

Os 100 profissionais convocados serão assim distribuídos:

  • 30 professores de Educação Infantil
  • 30 professores de Anos iniciais do Ensino Fundamental
  • 12 professores de Língua Inglesa
  • 10 pedagogos
  • 8 professores de Arte
  • 4 professores de Educação Física
  • 3 dinamizadores de Arte
  • 3 dinamizadores de Educação Física.

Leia também:

USP oferece curso gratuito de programação para meninas
Educação de Vitória é destaque no Connected Smart Cities
Casagrande autoriza obras de ampliação de escolas na Serra
Governo do Estado entrega reforma do DPM de São Pedro
Estado anuncia recursos para a educação e assistência social
Rodovia das Paneleiras: trecho Vitória ganha nova iluminação
Governo autoriza a reforma e ampliação de escola na Serra
Estado institui Plano Estadual de Políticas para Juventudes
ES lança "Mulher Segura" para vítimas de violência doméstica
Casagrande autoriza obras na ES-261 entre Itarana e Jatibocas

TAGS:
CONVOCAÇÃO | VITÓRIA | EDUCAÇÃO | CONCURSADOS | PROFESSORES | ESCOLAS