CIDADE

Prefeitura de Vitória inicia vacinação com doses da Oxford

Profissionais de saúde que atuam na US Forte São João receberam a vacina AstraZeneca.

Em 26/01/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: André Sobral/PMV

Até esta segunda-feira (25), Vitória havia recebido 14.815 doses de vacinas contra o coronavírus (CoronaVac e AstraZeneca) e imunizado 4.783 pessoas.

Vitória dá continuidade à imunização contra a Covid-19, agora utilizando também as doses da vacina da AstraZeneca/Oxford. Na manhã desta terça-feira (26), a primeira pessoa a receber o novo imunizante foi a técnica de Enfermagem Ana Cristina Almeida Machado, de 54 anos, que atua no fast track (questionário que agiliza o atendimento de pessoas suspeitas da doença) da Unidade de Saúde do Forte São João.

Ela se sente aliviada com a proteção extra: "Essa vacina era muito esperada, principalmente, para nós, que trabalhamos diariamente com os pacientes. A preocupação com a nossa contaminação e, consequentemente, com o adoecimento da família e dos pacientes é constante. Por isso, estou muito feliz e orgulhosa por esse dia".

Segundo a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen, com as vacinas de Oxford, a previsão é ampliar e agilizar a imunização entre os públicos prioritários.

"Com esse quantitativo, somado ao anterior (CoronaVac), temos a expectativa de atingir 60% dos trabalhadores de saúde. Gradativamente, estamos evoluindo para as novas prioridades e etapas da vacinação", explica.

Vacinação em Vitória

Até esta segunda-feira (25), Vitória havia recebido 14.815 doses de vacinas contra o coronavírus (CoronaVac e AstraZeneca) e imunizado 4.783 pessoas.

Como já foram vacinados todos os idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência e pessoas com deficiência maiores de 18 anos residentes em casas inclusivas, a imunização agora está focada nos trabalhadores de saúde.

"Nesse momento, estamos imunizando os profissionais que cuidam da saúde da população, para que eles continuem fazendo esse trabalho brilhante. O próximo grupo a se imunizar serão os idosos com mais de 75 anos de idade. Aqueles que não puderem se locomover serão imunizados em casa. Para os demais, utilizaremos agendamento, drive thru e todos os dispositivos disponíveis para imunizar as pessoas. Faremos isso sem aglomeração e atendendo as pessoas com dignidade, decência e, principalmente, qualidade e eficiência”, afirma o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Unidades ainda não vacinam

Nesta primeira etapa da vacinação, as equipes de saúde estão imunizando o público-alvo da campanha em seus locais de trabalho. Portanto, as unidades básicas de saúde ainda não estão vacinando a população em geral contra a Covid-19. (Com informações de PMV)