CIDADE

Prefeitura de Vitória quer comprar 400 mil doses da Butanvac

Prefeito Lorenzo Pazolini assinou hoje (28), o ofício encaminhado ao Instituto Butantan.

Em 28/03/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

“Estamos assinando um ofício dirigido ao Instituto Butantan, parabenizando aquela renomada instituição brasileira pelo desenvolvimento de uma vacina para o combate da Covid-19", disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, assinou, neste domingo (28), um ofício ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, manifestando a intenção de comprar 400 mil doses da vacina produzida pela instituição, a Butanvac, anunciada na última semana. Dessa forma, a gestão busca ampliar a frente de vacinação. Um alento em meio a um período tão triste da história da humanidade.

“Estamos assinando um ofício dirigido ao Instituto Butantan, parabenizando aquela renomada instituição brasileira pelo desenvolvimento de uma vacina para o combate da Covid-19. Essa é uma manifestação de interesse em adquirir doses do imunizante. Estamos envidando todos os esforços para vacinar os moradores da nossa cidade. Nossa prioridade é salvar vidas. Reiteramos a nossa solidariedade a todos que perderam entes queridos ou estão com familiares internados ou aguardando um leito para vencer a luta contra a Covid-19. As vacinas são doses de esperança para todos nós", afirma o prefeito Pazolini.

Vitória da vacina

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) ampliou a faixa etária da vacinação para idosos com 65 anos ou mais, a partir deste sábado (27). Já no primeiro dia, 6.290 pessoas foram vacinadas na Capital. Até quarta-feira (31), a vacinação está sendo realizada em 13 locais diferentes da cidade. Nesta fase, estão sendo disponibilizadas 5.650 vagas para idosos com idade entre 65 e 69 anos, 850 para idosos com 70 anos ou mais e 900 para trabalhadores da saúde. Todas são para a primeira dose da vacina.

O agendamento on-line foi aberto na sexta-feira (26), por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br e pelo aplicativo Vitória On-line.

O município tem a expectativa de recebimento de nova remessa na segunda-feira (29).

"Na próxima semana realizaremos a aplicação de segunda dose, em cidadãos com primeira dose realizada até o dia 13 de março. De acordo com o dia, e o quantitativo de doses a serem recebidas, novos agendamentos serão abertos para primeira dose", disse a secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen.

A ampliação da vacinação varia de acordo com novo recebimento do imunizante. Até o momento, Vitória recebeu quantitativo de primeira dose de 35% dos idosos entre 65 e 69 anos. Até as 18h de sexta-feira (26), foram aplicadas 58.286 doses da vacina, sendo 44.188 da primeira dose e 14.098 da segunda dose.

"São mais de 6 mil doses aplicadas em um só dia. Fica aqui o nosso agradecimento a toda a equipe da Secretaria de Saúde de Vitória pelo empenho. É a Vitória da vacina, vamos em frente", declarou o prefeito Lorenzo Pazolini, que visitou dois postos de vacinação, um no Parque Moscoso e outro em um colégio do bairro Forte São João.

Vitória é o município da Região Metropolitana com o maior número de doses contra a Covid-19 aplicadas. Os pacientes acamados estão sendo vacinados em domicílio pelas equipes de saúde da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus). Para este público não é preciso realizar o agendamento on-line. (As informações são da Secom/PMV)

TAGS:
AUXÍLIO   |   EMERGENCIAL   |   ECONOMIA   |  POLÍTICA   |   SAÚDE   |   EMPREGOS   | CIDADE   |   PANDEMIA   |   COVID-19