SAÚDE

Prefeitura de Vitória recebe 45 novos residentes em Saúde

Semus de Vitória realizou a cerimônia de encerramento e abertura das residências em Saúde

Em 07/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jucilene Borges/PMV

A Residência fornece uma formação qualificada com capacidade de abordar as condições de saúde mais prevalentes na população em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva.

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) realizou, nesta segunda-feira (06), a cerimônia de encerramento e abertura das residências em Saúde. São 45 novos profissionais que iniciam o programa de residência e 25 residentes que concluíram a residência no município de Vitória.

A cerimônia foi realizada na Escola Técnica do SUS (Etsus) e contou com a presença da secretária de Saúde, Joanna De Jaegher; da subsecretária de Atenção à Saúde, Fabrícia Forza; da diretora da Etsus, Josenan de Alcântara; da representante da Associação Capixaba de Medicina de Família e Comunidade, Jetele Piana; Célia Márcia Birchler, coordenadora do programa de residentes do ICEPi, residentes médicos, diretores de Unidades de Saúde, preceptores, entidade parceiras, entre outros.

Além de ofertar a residência em Medicina de Família e Comunidade, atuando assim como instituição formadora, o município de Vitória, por meio de parcerias com instituições de ensino, é cenário para as residências Multiprofissionais e de Medicina de Família e Comunidade (Ufes e Emescam) e de Psiquiatria do ICEPi.

"É uma alegria imensa estar aqui com vocês. Um momento muito importante para a saúde do nosso município. Nós oferecemos cinco vagas no Processo Seletivo do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Vitória e, neste ano, tivemos o número recorde de participantes, com 28 inscritos. Isso demonstra a qualidade dos nossos serviços. O nosso objetivo é multiplicar e deixar o campo de prática cada vez mais fortalecido. Temos investido cerca de R$ 1 milhão por ano na residência Médica de Medicina de Família e Comunidade e nos consolidado como um cenário altamente adequado para a formação. Estamos formando 25 residentes e recebendo 45 novos profissionais. A Saúde é um desafio que precisa de dedicação, empenho e garra, e tenho certeza que temos uma equipe qualificada para formar esses jovens aqui presentes", disse a secretária de Saúde, Joanna De Jaegher.

A Residência fornece uma formação qualificada com capacidade de abordar as condições de saúde mais prevalentes na população em todos os ciclos de vida, de forma resolutiva.

"É um momento de celebrarmos a escolha pela Saúde Pública e a Atenção Primária como foco de intervenção e atuação. Vitória tem a característica de valorizar a Atenção Primária à Saúde por entender que ela é a porta de entrada principal do sistema de saúde. Sabemos que a residência é o método mais eficaz, reconhecido como padrão ouro, para o desenvolvimento profissional. É um treinamento supervisionado por profissionais de alta habilidade e experientes, que estarão ali para orientar a formação de outros profissionais já graduados", destacou a coordenadora da residência médica em Medicina de Família e Comunidade, Thais Cohen.

Curso

Durante o curso de Residência em Medicina de Família e Comunidade, as atividades ocorrerão nos territórios da Estratégia de Saúde da Família (ESF), áreas de gestão, ambulatórios de especialidades, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Pronto Atendimento adulto e infantil e em outros serviços da rede municipal de saúde. (Secom/PMV)

Leia também:

Covid: Anvisa suspende autorização de uso de medicamento
Vacina bivalente liberada para pessoas com mais de 60 anos
Aracruz promove ação sobre câncer de pele em Santa Cruz
Prefeitura da Serra realiza mutirão de combate à Dengue
Covid-19: Serra abre vagas para vacinação nesta segunda (6)
Capacitação para a prevenção de doenças de origem animal
> InfoDengue lança e-book sobre dengue e mudanças climáticas
UPA de Linhares registra aumento de 35% nos atendimentos
Pesquisa vê risco de monkeypox agravar infeccão por HIV
Combate à dengue é ação contínua em Presidente Kennedy
Lacen/ES confirma circulação de sorotipo 2 da dengue no ES

TAGS:
VITÓRIA | RESINDENTES | SEMUS | SAÚDE | ETSUS