CIDADE

Prefeitura de Vitória recolhe mais de 37,4 mil toneladas de lixo

Do total, 28.290 mil/ton são materiais dos domicílios e 9,18 mil/ton de descarte irregulares.

Em 13/04/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Central de Serviços/PMV

Para o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a quantidade de lixo recolhida das residências e de pontos viciados demonstra a importância de reforçar ações voltadas para a educação dos munícipes.

37,47 mil toneladas de lixo. Este foi o volume total de resíduos recolhidos pela Secretaria Central de Serviços, por meio da Subsecretaria de Serviços Urbanos, nos últimos três meses em Vitória.

Deste montante, 28.290 mil toneladas são materiais provenientes dos domicílios e, mais de 9,18 mil toneladas, de lixo deixado em pontos de descarte irregulares, espalhados pela cidade.

Para o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a quantidade de lixo recolhida das residências e de pontos viciados demonstra a importância de reforçar ações voltadas para a educação dos munícipes.

“O descarte incorreto dos resíduos resulta em problemas gravíssimos, que colocam em xeque questões estruturais relacionadas à saúde coletiva e ao meio ambiente”, explica.

"Limpeza das vias antes e depois da instalação das feiras"

Consciente da importância econômica das feiras livres como canal de distribuição de hortifrutigranjeiros para os consumidores de Vitória, a Secretaria Central de Serviços tem atuado na limpeza de todas as 23 feiras existentes na capital.

Esta limpeza é feita antes e após a desmontagem das barracas. Atualmente, as feiras, juntas, são as principais fontes de renda de 600 feirantes.

A realização da limpeza de feiras livres já faz parte da cultura da capital. Foto: Central de Serviços/PMV

O secretário responsável pela pasta, Leonardo Amorim, comentou que a realização da limpeza de feiras livres já faz parte da cultura da capital.

“O que estamos fazendo é garantir que, em um curto período de tempo, as vias usadas para receber as feiras estejam prontas para instalação das barracas e, logo após, aptas à circulação dos moradores”, ressaltou.

Ele acrescentou que “é feito um grande esforço para impedir que os resíduos gerados se espalhem, minimizando o impacto no ambiente e evitando o aparecimento de animais, bem como de maus odores. A limpeza é encerrada o mais breve possível, deixando o trânsito livre e a circulação dos moradores”.

A atividade atende a um cronograma fixo semanal. Os locais de feira são lavados na noite anterior à sua realização. Desta forma, na hora da feira o espaço estará pronto para a acomodação dos feirantes.
A Central de Serviços utiliza duas equipes de lavagem, higienização e desinfecção (com água, cloro e desinfetante), que atuam pela manhã e à noite. Cada equipe é formada têm duas pessoas e conta com apoio de caminhão pipa. (Com informações da Secom/PMV)

TAGS:
EMPREGO   |   PIB   |   ECONOMIA   |  PEQUENOS   |   PRODUÇÃO   |   INDUSTRIA   |   PRÉ-SAL   |   SELIC