SAÚDE

Prefeitura intensifica o combate aos mosquitos em Viana

O combate ao mosquito, depende de uma ação conjunta entre a população e o município.

Em 27/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

Por meio da vigilância em saúde e dos agentes de endemias, a Secretaria da Saúde está fazendo a conscientização nos imóveis, com o intuito de alertar a população sobre como auxiliar no combate ao mosquito.

Zumbido irritante no ouvido à noite e picadas que, com certeza, incomodam. É difícil encontrar uma cidade em que alguém não tenha sido vítima dos pernilongos. E o combate ao mosquito, claro, depende de uma ação conjunta entre população e município. A prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e ao Culex, conhecido como pernilongo, segue constante em Viana. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), preparou ações para intensificar o combate.

Por meio da vigilância em saúde e dos agentes de endemias, a Secretaria da Saúde está fazendo a conscientização nos imóveis, com o intuito de alertar a população sobre como auxiliar no combate ao mosquito.

Dois carros de fumacê circulam pelos bairros da cidade das 17 às 23 horas.

Confira o cronograma de circulação:

  • Segunda - Universal; Ipanema; Parque do Flamengo; Canaã; e Primavera; Nova Bethânia; Campo Verde; e Coqueiral de Viana;
  • Terça - Marcílio de Noronha I e II; Guaritas (13 de Maio); e Industrial; Vila Bethânia; Arlindo Villaschi; e Eldorado;
  • Quarta - Ribeira; Bom Pastor; Vila Nova; Nova Bethania; Canaã; Universal; Guaritas (13 de Maio); e Ipanema;
  • Quinta - Viana Sede; Santa Terezinha; Santo Agostinho; Nova Viana; Cabral; Verona; Araçatiba; Jucu; Nova Belém; Antártica; Marcílio de Noronha I e II;
  • Sexta - Soteco; Areinha; Vale do Sol; Nova Bethânia; Campo Verde; Caxias do Sul; e Morada de Bethânia.

Quando o carro fumacê passar, para ocorrer de forma segura, a Secretaria de Saúde alerta para que moradores retirem, guardem ou mantenham cobertos os alimentos expostos, água para consumo animal e utensílios que estejam ao ar livre de uso diário, roupas no varal, gaiolas de pássaros, aquários e colmeias de abelhas.

O setor responsável informa que em caso de chuva a aplicação será suspensa e o cronograma será reajustado, pois impossibilita a aspersão do inseticida no ar.

A Secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, falou sobre o combate ao mosquito “Culex”.

“Sabemos que a proliferação desse mosquito está causando muito desconforto na nossa população. Por isso, adotamos medidas que vão combater essa proliferação. Contamos com o apoio de todos os moradores para que recebam os agentes e evitem o acúmulo de água; mantendo as casas e quintais sempre limpos”, declarou. (Secom/PMViana)

Leia também:

Américas vivem momento delicado frente à ameaça da pólio
ANS suspende comercialização de 70 planos de saúde
Serra abre novas vagas de vacina nesta segunda-feira (26)
Campanha de vacinação contra a pólio termina nesta sexta
Cachoeiro vai realizar III Fórum de Judicialização da Saúde
Sábado (24) tem Dia D de vacinação em todo Espírito Santo
ES intensifica vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
Cachoeiro: Dia D de vacinação contra polio e multivacinação
Cariacica: sábado tem mutirão de multivacinação e imunização
Saúde da Serra vacina a domicílio os pacientes acamados

TAGS:
VIANA | COMBATE | MOSQUITOS | AÇÃO | VIGILÂNCIA