CIDADE

Prefeitura moderniza Código de Obras de Cachoeiro

A nova versão substitui o texto anterior, que permaneceu em vigência por quase 50 anos.

Em 17/03/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Web

A modernização da legislação, prevista no Plano Diretor Municipal (PDM), tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano de forma ordenada e integrada, evitando o aumento de construções irregulares.

A Prefeitura de Cachoeiro publicou, no Diário Oficial de quarta-feira (15), um decreto (Nº 32.700) que atualiza o Código de Obras do Município, conjunto de regras para construção, ampliação, reforma, instalação e demolição das edificações.

A nova versão do documento substitui o texto anterior, que permaneceu em vigência por quase 50 anos. A modernização da legislação, prevista no Plano Diretor Municipal (PDM), tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano de forma ordenada e integrada, evitando o aumento de construções irregulares.

Entre as principais mudanças está o aumento da validade de alvarás, que passou de 12 para 24 meses, e a simplificação das condições mínimas para a emissão do Certificado de Conclusão de Obras (Habite-se).

Também foi regulamentada a construção de quitinetes, lofts e estúdios. Além disso, foram realizadas revisões técnicas relacionadas às dimensões mínimas para compartimentos habitáveis e não habitáveis.

“O Código de Obras cumpre o papel de simplificar e padronizar os processos de licenciamento e fiscalização de obras, oferecendo mais transparência e segurança jurídica para os proprietários, profissionais e empreendedores envolvidos. A atualização desse documento é fundamental para o desenvolvimento sustentável da cidade, fortalecimento da gestão pública e qualidade de vida população”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável, Alexandro da Vitória. (Secom/PMCI)

Leia também:

Com novo PDM, Serra aposta no dinamismo da cidade
Assinada OS para retomada das obras do Complexo de Saúde
Praias e praças de Anchieta irão ganhar novos playgrounds
Cachoeiro investe R$ 2,8 milhões na rede de assistência social
Procon Viana promove ação para orientar os consumidores
Dia do Consumidor: confira as dicas do Procon Serra
Dia do Consumidor: Procon de Cariacica orienta consumidores
Serra: idosos ganharão centro de convivência revitalizado
Lazer: Alfredo Chaves vai ganhar uma praça gastronômica
Prefeitura de Aracruz irá inaugurar mais uma Academia Popular
Semana da mulher encanta estudantes da EJA em Vitória

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | OBRAS | PDM | DESENVOLVIMENTO URBANO | CONSTRUÇÕES