POLÍTICA INTERNACIONAL

Preocupações da Rússia sobre a Ucrânia são sérias, diz China

China afirma aos EUA que preocupações da Rússia sobre a Ucrânia devem ser levadas a sério.

Em 27/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Michael Sohn/AP

Ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, exigiu ao secretário de Estado Antony Blinken que Washington “pare de interferir” nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e “pare de brincar com o fogo” na questão de Taiwan.

A China pediu nesta quinta-feira ao governo dos Estados Unidos que as preocupações de segurança da Rússia a respeito da crise na Ucrânia devem ser levadas a sério, durante uma ligação entre os chefes de diplomacia das duas potências.

Na conversa, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, também exigiu ao secretário de Estado Antony Blinken que Washington “pare de interferir” nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim e “pare de brincar com o fogo” na questão de Taiwan.

A ligação, a poucos dias da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno, abordou principalmente a crise na Ucrânia, onde a presença de dezenas de milhares de tropas russas na fronteira provocam o temor de uma invasão.

O Kremlin nega ter intenções hostis e justifica a mobilização de seu exército pela preocupação com sua segurança ante a possível expansão da Otan para a antiga zona de influência de Moscou.

“As preocupações razoáveis de segurança da Rússia devem ser levadas a sério e resolvidas”, declarou Wang Yi, de acordo com o comunicado divulgado pelo ministério chinês. “A segurança regional não pode ser garantida pelo fortalecimento ou, inclusive, a expansão dos blocos militares”.

“Todas as partes deveriam abandonar completamente a mentalidade da Guerra Fria e formar um mecanismo de segurança europeu equilibrado, efetivo e sustentável por meio de negociações”, insistiu o ministro.

Ao mesmo tempo, Blinken advertiu o colega chinês para “os riscos econômicos e de segurança global que representam uma agressão da Rússia contra a Ucrânia e concordou que a desescalada e a diplomacia são a maneira responsável de proceder”, disse seu porta-voz Ned Price.

O ministro chinês aproveitou a conversa para advertir o governo dos Estados Unidos contra sua postura a respeito dos Jogos Olímpicos de Pequim, que foi afetado pela rivalidade entre as duas potências e as acusações de violações dos direitos humanos na China.

Estados Unidos e outros países aliados anunciaram um boicote diplomático aos Jogos por esta questão, especialmente pela repressão à minoria muçulmana uigur na região de Xinjiang.

“A prioridade mais urgente agora é que os Estados Unidos parem de interferir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim”, disse Wang. O ministro também pediu que seu colega “pare de brincar com fogo” com Taiwan, uma fonte de grandes tensões entre as duas potências. (bys/jta/oho/mas/dbh/mas/fp/AFP)

Leia também:

Proposta da UE sobre energia será adotada em fevereiro
Itália começa 3ª votação para eleger presidente da República
Itália defende apoio a Kiev, mas pede ‘diálogo’ com Moscou
Negacionismo faz Bulgária perder a luta contra a covid-19
Ameaça russa em Venezuela e Cuba é isca que não atrai os EUA
Desafios de Biden: Crise diplomática, pandemia e economia
Na Ucrânia, Blinken alerta para "ações agressivas" da Rússia
Roberta Metsola é a nova presidente do Parlamento Europeu
Coreia do Norte lançou dois novos mísseis, diz Estado-Maior
UE tem muita sorte por ter Mattarella e Draghi, diz Macron
EUA responderá decisivamente se Rússia invadir Ucrânia
Política mundial: Os desafios da Alemanha na presidência do G7

 TAGS:
 CHINA | ESTADOS UNIDOS | ALERTA | PREOCUPAÇÕES | RÚSSIA | UCRÂNIA