MEIO AMBIENTE

Preservar matas potencializa investimento em água e esgoto

A preservação das matas é essencial para potencializar investimentos nos recursos hídricos.

Em 16/07/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/BRK

BRK aproveita o Dia de Proteção às Florestas, comemorado neste domingo, 17, para promover a conscientização sobre o tema.

Neste domingo, 17 de julho, é celebrado o Dia de Proteção às Florestas, data especial para chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação das Florestas. Mantendo um modelo de negócio ambientalmente e socialmente responsável, a BRK aproveita a data comemorativa para reforçar, junto à população, a importância da conservação das florestas para a manutenção dos recursos hídricos, da biodiversidade e de todo ecossistema, e como isso reflete na eficiência dos serviços de água e esgoto.

“Operamos o tratamento da água desde a sua captação do Rio Itapemirim até o seu retorno ao meio ambiente. Em todo esse processo, observamos o quanto uma  floresta saudável contribui para o equilíbrio do ecossistema, melhorando a qualidade da água captada e facilitando o processo de tratamento desse recurso, tão essencial em nosso dia a dia”, afirma o coordenador de Qualidade da BRK em Cachoeiro, Paulo Breda.

A sensibilização sobre a importância da conservação e da recuperação das florestas, especialmente das matas ciliares – aquelas localizadas às margens de rios e córregos, ocorrem na BRK por meio de ações de educação ambiental e iniciativas como o Programa Rio Vida Florescer e o Programa Sementes, segundo o coordenador de QSSMA.

O primeiro, já recuperou mais de 30 hectares de área, com o plantio de mudas de árvores nativas em regiões importantes para a recarga das águas do Rio Itapemirim; enquanto o segundo criou um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas, visando à preservação de áreas degradadas no sul do Estado, além de produzir sementes e mudas, realizar plantios e tratos culturais e promover a educação ambiental, em parceria com a Floresta Nacional de Pacotuba.

Paulo Breda ainda destaca que, atualmente despoluído, o Rio Itapemirim deixou de receber mais de 21 milhões de litros de esgoto sem tratamento por dia, após investimentos no sistema de esgotamento sanitário do município. Hoje, esses esforços também estão voltados para manter a ampliação e a modernização, por meio de uma série de obras de melhorias no sistema de esgotamento sanitário.

“Neste Dia de Proteção às Florestas, gostaríamos de ressaltar que a ameaça às florestas gera grandes perdas ao meio ambiente, à qualidade de vida e à economia de uma região. Por outro lado, a solução para esses problemas também está em nossas mãos. Os verdadeiros protetores das florestas são as comunidades, o poder público, a iniciativa privada, todos atuando coletivamente para implementar e compartilhar o pensamento e os princípios da sustentabilidade no dia a dia”, completa Paulo Breda.

Passeio ecológico

A comemoração ao Dia de Proteção às Florestas será no dia 23 de julho para os funcionários da BRK e seus familiares, quando a concessionária promoverá um grande passeio ecológico à Floresta Nacional de Pacotuba – área de conservação ambiental com aproximadamente 450 hectares de Mata Atlântica, localizada na Rodovia João Domingos Zago, em Pacotuba. Durante uma manhã ao ar livre, em contato com a natureza, cerca de 40 participantes, entre funcionários da concessionária e seus familiares, farão uma trilha ecológica na área de conservação ambiental, com visita às árvores que foram plantadas por muitos deles em outras ações da empresa. (Por Cyntia Rocha - AsImp)

Leia também:

Bioma amazônico tem cerca de 40 mil espécies só de plantas
Vitória sedia evento de capacitação sobre a vida marinha
Mutirão de plantio de mudas em Vila Velha neste sábado
Serra encerra Semana do Meio Ambiente com jogos educativos
Serra: Semana do Meio Ambiente aborda Arte de Preservar
CNI debate segurança hídrica e agenda ESG na indústria
Escolas de Linhares celebram Dia Mundial do Meio Ambiente
Simec Cariacica investe em ações de controle ambiental
Cachoeiro divulga ações para a Semana do Meio Ambiente
Alunos participam de plantio do VixFlora na Praça do Papa

TAGS: 
BKR | RECURSOS | HÍDRICOS | FLORESTAS | INVESTIMENTOS