ECONOMIA NACIONAL

Presidente do BC diz que pior momento da inflação ainda virá

Campos Neto citou a quebra de safra neste início de ano e o avanço dos preços de petróleo

Em 11/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reuters

Economistas do mercado financeiro estimam que o IPCA, o índice de inflação oficial, deve ficar em 5,44%.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, adiou mais uma vez a expectativa para o pior momento da inflação brasileira. Em evento da Esfera Brasil, Campos Neto afirmou que o BC esperava que o ponto mais alto seria entre dezembro e janeiro, mas citou a quebra de safra neste início de ano e o avanço dos preços de petróleo no mercado internacional como razões para postergação do pico da inflação. 

"Imaginamos agora que pico será entre abril e maio, e depois haverá queda mais rápida da inflação." O próprio BC, no entanto, reconhece em suas projeções que a inflação deve fechar 2022 acima da meta, pelo segundo ano consecutivo. 

Economistas do mercado financeiro estimam que o IPCA, o índice de inflação oficial, deve ficar em 5,44%. O objetivo a ser perseguido pelo Banco Central este ano é de 3,50%, com tolerância de 2,0% a 5,0%. Ou seja, pelas projeções, este será o segundo ano consecutivo de rompimento da meta, após o desvio de 4,81 pontos porcentuais do IPCA de 2021 (10,06%).

Mesmo diante deste cenário, o BC já avisou que vai reduzir o ritmo da alta de juros a partir de março, mas que isso não significa o fim do ciclo. Hoje, a Selic está em 10,75% ao ano.

Em sua justificativa ao ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre não ter cumprido a meta no ano passado, Campos Neto argumentou que a inflação é um fenômeno global.

Hoje, em evento da Esfera Brasil, em São Paulo, o presidente do BC voltou a falar sobre a preocupação com medidas como a PEC dos combustíveis, discutida entre governo e Congresso, cujo efeito pode ser um tiro pela culatra, por contribuir para pressionar a alta dos preços.

"Deixamos claro que medidas sobre preços de curto prazo não têm efeito estrutural sobre a inflação", disse.

Segundo Campos Neto, o governo conseguiu conter gastos mesmo com a inflação alta. O presidente do BC também repetiu que parte da "ansiedade" sobre a trajetória fiscal está relacionada à perspectiva de crescimento estrutural baixo no Brasil.

"Precisamos descobrir qual agenda é importante para o investidor ver crescimento estrutural mais alto", disse.

Campos Neto ainda alertou sobre o alto endividamento das famílias.

"O BC tem preocupação com isso. Tem projetos para os superendividados. E também há preocupação com os negativados, que estão fora do mundo financeiro e que gostaríamos que voltassem a ter acesso a crédito. Há uma série de medidas para quem está mais comprometido na cadeia de crédito." (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Atividade econômica cresce 4,5% em 2021, diz Banco Central
Consumo doméstico cresce 3,04% em 2021, mostra pesquisa
Contrato permite retomada de obras da usina nuclear Angra
Produção industrial do ES cresceu acima da média nacional
FPE injetou R$ 130 milhões na economia do Espírito Santo
Sonegação: Sefaz intensifica fiscalização ao setor de bebidas
Programa Invest-ES registra número recorde de novos projetos
Serra reduz o ISS para fortalecer e atrair empreendimentos
Espírito Santo abriu mais de 18 mil empresas em apenas 1 ano
Serra fecha o ano liderando a geração de empregos no ES
Cira recupera mais de 14 milhões de reais aos cofres do ES

TAGS:
BANCO CENTRAL | INFLAÇÃO | PREÇOS | SELIC | IPCA