POLÍTICA INTERNACIONAL

Presidente do Parlamento Europeu defende a Ucrânia na UE

Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, abriu sessão plenária desta terça-feira (1º).

Em 01/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jean-François Badias/AP

Ao introduzir o discurso de Zelensky por vídeo, a líder parlamentar pediu aplausos para o povo ucraniano, que foram ovacionados de pé.  

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, abriu a sessão plenária desta terça-feira (1º) defendendo a adesão da Ucrânia à União Europeia de maneira acelerada. O pedido foi feito pelo presidente do país, Volodymyr Zelensky, em meio aos ataques russos no país.   

“Reconhecemos a perspectiva europeia da Ucrânia. Como afirma claramente a nossa resolução, acolhemos favoravelmente o pedido para o status de candidato e trabalharemos para atingir tal objetivo. Precisamos enfrentar o futuro juntos”, disse Metsola.   

Durante sua fala, a presidente afirmou que é hora da União Europeia “acabar com sua dependência” do gás da Rússia e de buscar outros fornecedores mais confiáveis.   

Ao introduzir o discurso de Zelensky por vídeo, a líder parlamentar pediu aplausos para o povo ucraniano, que foram ovacionados de pé.   

“Obrigada por terem mostrado ao mundo o que significa reagir.   

Obrigada por terem nos lembrado dos perigos da condescendência.   

Os atos cotidianos de heroísmo extraordinário dos ucranianos nos inspiram a todos […] e mostram ao mundo que vale a pena defender o nosso modo de viver”, acrescentou.   

Ao falar com o Parlamento, em sessão que contou com as presenças da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, Zelensky lembrou da manhã trágica que o país viveu com os ataques em Kharkiv.   

“Estamos sob bombardeio, sob ataque dos mísseis e tivemos uma manhã trágica. Estamos dando a nossa vida pela liberdade".   

Sabíamos que haveria um preço a pagar, mas a tragédia que estamos vivendo é desumana”, disse aos parlamentares.   

O mandatário voltou a criticar seu homólogo russo, Vladimir Putin, que “fala de operações contra infraestruturas militares, mas ataca crianças – só ontem, ele matou 16 delas com seus mísseis”.   

“Nós queremos ouvir da parte de vocês que a escolha da Ucrânia pela Europa será encorajada. Queremos ser membros iguais aos da UE. Estamos demonstrando para todos que isso é o que somos, europeus. Provem que vocês estão com a Ucrânia”, destacou ainda.   

Ao final de sua fala, Zelensky diz ainda “que não arrisca dizer ‘bom dia’ ou ‘boa noite’ porque a cada dia aqui, para qualquer um, pode ser o último”.

“Falo dos cidadãos ucranianos que defendem a liberdade a um alto preço. A luz vencerá a escuridão, glória à Ucrânia”, finalizou. (ANSA).  

Leia também:

Rússia e Ucrânia encerram 1ª rodada de negociação sem acordo
Rússia e Ucrânia se reúnem pela 1ª vez para negociações
Presidente da Ucrânia pede adesão rápida à União Europeia
Ucrânia exige cessar-fogo imediato e retirada das forças russas
Conselho da ONU pede reunião emergencial da Assembleia Geral
UE fechará espaço aéreo para Rússia e estuda área marítima
Combates em Kiev: Zelensky desmantelou plano de Moscou
Presidente ucraniano pede à população para não depor armas
Rússia: Diplomacia “com uma arma na cabeça”, dizem EUA
Rússia e Ucrânia tentam retomar diálogo para cessar-fogo

TAGS:
ROBERTA METSOLA | UCRÂNIA | RÚSSIA | PARLAMENTO | EUROPEU | PRESIDENTE