POLÍTICA NACIONAL

Presidente Lula decreta intervenção no Distrito Federal

A Polícia Federal disse que está usando imagens dos vídeos para identificar os vândalos.

Em 08/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Heraldo Peres/AP Photo/Picture Alliance/Deutsche Welle

Pouco mais de duas horas depois após a invasão, a Tropa de Choque da Polícia Militar conseguiu afastar os golpistas da Praça dos Três Poderes, incluindo o Palácio do Planalto e o STF, mas a turba de extremistas seguia dentro do Congresso.

Apoiadores extremistas de Jair Bolsonaro depredam sedes dos Três Poderes. Acompanhe os principais desdobramentos.Milhares de extremistas bolsonaristas invadiram neste domingo (08/01) as sedes dos Três Poderes em Brasília. Eles vandalizaram os prédios do Congresso Nacional, sede do Legislativo, do Supremo Tribunal Federal (STF), sede do Judiciário, e do Palácio da Alvorada, sede do Executivo.

Imagens postadas pelos próprios radicais nas redes sociais mostram vidros quebrados e móveis destruídos.

A Polícia Federal disse que está usando imagens dos vídeos para identificar os vândalos.

Pouco mais de duas horas depois após a invasão, a Tropa de Choque da Polícia Militar conseguiu afastar os golpistas da Praça dos Três Poderes, incluindo o Palácio do Planalto e o STF, mas a turba de extremistas seguia dentro do Congresso.

A invasão ocorre uma semana após a posse de Lula na Presidência, e já havia sido antecedida por outras ações violentas de bolsonaristas, como uma tentativa de invasão da sede da Polícia Federal em dezembro e bloqueios em rodovias federais logo após o segundo turno no final de outubro.

Neste domingo em Brasília, houve confronto entre policiais e golpistas. Extremistas atiraran fogos de artificio e grades de ferro contra as forças de segurança. No entanto, o comportamento das autoridades do Distrito Federal vem provocando críticas e acusações de leniência e incompetência. Nos últimos dias, dezenas de ônibus repletos de extremistas se dirigiram para Brasília para engrossar o movimento golpista em frente ao QG do Exército, mas não houve reforço na segurança pública no DF.

Acompanhe os principais desdobramentos do domingo de caos em Brasília.

Para atualizar as informações, pressione crl+shift+r, As atualizações a seguir estão no horário de Brasília.

17:55 Lula decreta intervenção federal no DF

Em pronunciamento na tarde deste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro. Ricardo Garcia Cappelli será o interventor no DF. Lula garantiu que todas as pessoas envolvidas nos atos de vandalismo serão "encontradas e punidas".

Lula reforça que em todas as vezes que perdeu as eleições, nenhum de seus partidários agiu de forma semelhante aos extremistas bolsonaristas.

17:47 Randolfe e Gleisi Hoffmann acionam PGR pedindo intervenção

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que ele e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, acionaram a Procuradoria-Geral da República para pedir uma intervenção federal na segurança pública Distrito Federal.

17:30 Mais de 4 mil bolsonaristas extremistas chegaram de ônibus a Brasília

Inteligência brasileira havia avisado o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que ônibus com quatro mil bolsonaristas estavam se dirigindo a Brasília com a intenção de invadir o Congresso. Mesmo assim, pequeno efetivo do DF foi mobilizado.

17:25 Imagens mostram policias do DF comprando água de coco durante invasão do Congresso

Imagens postadas na internet mostram policiais do DF comprando água de coco em frente à Catedral de Brasília enquanto manifestantes invadiam o gramado do Congresso Nacional. Outras imagens, mostram policiais tirando fotos e rindo no momento da invasão. Reação da polícia e do governo do DF é altamente criticada.

17:20 Polícia expulsa extremistas do Planalto e do STF

O batalhão de choque da polícia conseguiu retirar os radicais bolsonaristas dos prédios do STF e do Planalto. Os extremistas, no entanto, seguem no Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios.

17:14 Moro critica invasão

O ex-juiz federal e agora senador Sergio Moro condenou a invasão dos radicais.

"Protestos têm que ser pacíficos. Invasões de prédios públicos e depredação não são respostas. A oposição precisa ser feita de maneira democrática, respeitando a lei e as instituições. Os invasores precisam se retirar dos prédios públicos antes que a situação se agrave", escreveu no Twitter.

Horas antes, ele havia escrito na mesma rede social que "o novo Governo Lula iniciou mais preocupado em reprimir protestos e a opinião divergente do que em apresentar resultados".

17:01 Dino garante que DF enviará reforços

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse pelo Twitter que a "absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer". Ele se dirigiu à sede da pasta para acompanhar a situação e coordenar uma resposta.

Segundo ele, o governo do Distrito Federal garantiu que haverá reforços. No sábado, Dino havia autorizado a atuação da Força Nacional para impedir a execução de "crimes federais".

16:55 Secretário de Segurança do DF: "cenas lamentáveis"

O secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres – que foi ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro -, condenou os ataques, chamou as cenas de "lamentáveis" e afirmou que determinou "providências imediatas para o restabelecimento da ordem no centro de Brasília".

16:43 Pacheco conversa com o governador do DF

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse, pelo Twitter, que conversou por telefone com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Segundo o senador, Rocha disse que está "concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação" em Brasília.

Segundo ele, para conter a situação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso.

"Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", escreveu o senador. (Deutsche Welle - https://istoe.com.br/autor/deutsche-welle/)

Leia também:

Os pobres estarão no orçamento público, diz Simone Tebet
Bolsa de estudo para pesquisa é prioridades, diz ministra
Ministro Alexandre Padilha defende democracia e diálogo
Ex-ministra de Jair Bolsonaro (PL), pede desfiliação do partido
Teremos um ministério da paz e da justiça, diz Flávio Dino
Fernando Haddad toma posse como ministro da Fazenda
Em discurso no Congresso, Lula prioriza defesa à democracia
Lula encara um terceiro mandato repleto de desafios
STF restringe porte de arma de fogo no DF na posse de Lula
PGR pede que STF suspenda parte de indulto natalino

TAGS:
LULA | INTERVNÇÃO | POLÍCIA FEDERAL | DISTRITO FEDERAL | TERRORISTAS | VÂNDALOS