POLÍTICA INTERNACIONAL

Presidente Volodymyr Zelensky pede mais ajuda de ocidentais

A madrugada foi marcada por mais uma forte onda de ataques das forças russas à Ucrânia.

Em 25/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/CNN

O presidente Volodymyr Zelensky cobrou mais ajuda dos países ocidentais, chegando a dizer que os ucranianos foram deixados sozinhos para lutar contra a Rússia.   

A madrugada desta sexta-feira (25) foi marcada por mais uma forte onda de ataques das forças armadas russas contra a Ucrânia, e a capital do país, Kiev, está cada vez mais cercada.   

Diversos mísseis caíram na cidade e muitos cidadãos precisaram passar a noite dentro de estações de metrô, transformadas em abrigos antibombas. A ação militar russa também seguiu em outros pontos do país e chegou a cerca de 130 quilômetros da fronteira da Polônia.   

Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, foram destruídos 14 sistemas antimísseis, derrubados cinco aviões militares, cinco drones e um helicóptero ucranianos durante a operação. Foram destruídos ainda 18 tanques e “outros tipos de veículos de combate”, sete lançadores de mísseis, 41 veículos a motor militares e cinco navios militares.   

Apesar dos riscos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que “as forças inimigas de sabotagem entraram em Kiev, mas eu vou ficar aqui”. O mandatário já afirmou que sabe que é o “alvo número 1” dos russos, que querem derrubar o seu governo.   

Zelensky ainda informou que 137 soldados ucranianos foram mortos no primeiro dia de guerra e 316 ficaram feridos nos combates.   

Sobre as vítimas civis, o presidente não fez uma atualização, mas acusou Moscou de atacar áreas residenciais e que não tem nenhuma ligação com o Exército russo.   

O presidente ainda cobrou mais ajuda dos países ocidentais, chegando a dizer que os ucranianos foram deixados sozinhos para lutar contra a Rússia.   

“Nós precisamos de uma coalizão contra a guerra. Hoje, a Ucrânia tem ainda mais necessidade de apoio dos parceiros. Pedimos uma reação eficaz contra a Federação Russa e as sanções devem ser reforçadas”, afirmou o mandatário.   

Em nota, o Ministério da Defesa de Kiev informou que as forças de Moscou “já perderam cerca de 800 homens”, além de “sete aviões, seis helicópteros, 130 veículos de combate e outros 30 tanques”.   

Já a Romênia e a Polônia informaram que abriram suas fronteiras para receber “mulheres, crianças e idosos” ucranianos que estão fugindo da guerra.   

Após meses de tensão diplomática, a Rússia iniciou um ataque contra a Ucrânia para além das áreas separatistas do Donbass nesta quinta-feira (24), no maior conflito bélico visto na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. (ANSA).   

Leia também:

Usina de Chernobyl é capturada por forças russas, diz gabinete
"Haverá uma nova Europa após a invasão de hoje", diz Otan
Rússia pagará preço amargo pela guerra, diz chanceler alemão
Lula condena os ataques à Ucrânia e cobra ações da ONU
Rússia contra Ucrânia: entenda a crise que preocupa o mundo
Após ataque russo, Otan informa que reforçará defesa
Rússia invade Ucrânia e Putin ameaça quem tentar interferir
80% das forças russas estão em posições de ataque, dizem EUA
Invasão: Governo da Ucrânia declara estado de emergência
EUA e seus aliados anunciam mais sanções contra a Rússia

TAGS:
AJUDA | OCIDENTAIS | UCRÂNIA | RÚSSIA | KIEV | FORÇAS RUSSAS | CERCADA