SAÚDE

Prevenção da gravidez na adolescência: UBS realizam ações

Cariacica vai realizar ações em alusão à Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência.

Em 31/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMC

A primeira atividade está marcada para esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, das 11h às 14h, no 1º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, com distribuição de panfletos e orientações sobre o assunto para a população em geral.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus) realiza, a partir desta quarta-feira (1º), ações em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. O objetivo é incentivar a reflexão e difundir informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A primeira atividade está marcada para esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, das 11h às 14h, no 1º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Cariacica, com distribuição de panfletos e orientações sobre o assunto para a população em geral.

No dia 3 de fevereiro, será realizada uma roda de conversa com aproximadamente 15 adolescentes do Serviço de Acolhimento Institucional, das 10h às 11h30, no bairro Rio Branco. Esse evento será promovido também com jovens e adolescentes, no dia 7, das 9h30 às 11h30, no Centro de Referência da Juventude, no bairro Castelo Branco.

Durante todo o ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) disponibilizam vários serviços, como consulta individual e atividades em grupos voltado ao cuidado integral à saúde sexual e reprodutiva. Além disso, oferecem métodos contraceptivos e teste rápido de gravidez, com as devidas orientações, e fazem abordagem sobre planejamento reprodutivo.

Os servidores das UBS ainda proporcionam o serviço de rastreamento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das IST/HIV/AIDS e hepatites, vacinação contra HPV, conforme calendário nacional, com orientação aos pais e/ou responsáveis, avaliação e monitoramento da situação vacinal, exames de rotina e procedimentos quando necessário.

Aos adolescentes que já estão vivenciando a gravidez e maternidade/paternidade, as equipes de saúde promovem a vinculação e acolhimento nos serviços de saúde, os cuidados assistenciais e acompanhamento durante o pré-natal, parto e puerpério, na perspectiva da atenção integral e garantia dos direitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. (Semco/PMC)

Leia também:

Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro para vacina bivalente
Sintomas que podem indicar câncer e não devem ser ignorados
OMS decide manter covid-19 como emergência global
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (30)
Correr todos os dias é recomendado? Veja dicas para traçar plano
O Dia Mundial do Câncer e o trabalho por cuidados mais justos
Vitória oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
Da atividade moderada a intensa melhora cognição em adultos
Servidores participam de encontro sobre saúde mental
Linhares registra mais de 160 casos confirmados de dengue

TAGS:
PREVENÇÃO | GRAVIDEZ | AÇÕES | ADOLESCÊNCIA | UBS