SAÚDE

Prevent Senior teria ocultado mortes em estudo do kit covid

Pesquisa fraudada teria sido ainda apoiada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Em 16/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Terra

Nove morreram, mas oficialmente apenas duas mortes foram relatadas. Das nove vítimas, seis delas tomaram hidroxicloroquina, associada à azitromicina.

Alvo da CPI da Covid, a operadora de saúde Prevent Senior teria ocultado mortes que ocorreram no âmbito de um estudo realizado para testar a eficácia do chamado 'tratamento precoce', revelou a GloboNews nesta quinta-feira, 16, que teve acesso a um dossiê sobre o caso.

A pesquisa fraudada teria sido ainda apoiada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um árduo defensor do 'kit covid', que inclui medicamentos como a cloroquina e a hidroxicloroquina, ambas sem eficácia científica comprovada contra covid-19 após diversos estudos realizados por cientistas de todo o mundo.

O dossiê, produzido por médicos e ex-médicos da Prevent Senior, mostra irregularidades no estudo e denúncias como a de que a pesquisa surgiu após um acordo entre a operadora e o governo Bolsonaro.

O documento também traz nomes dos pacientes que participaram do experimento. Nove morreram, mas oficialmente apenas duas mortes foram relatadas. Das nove vítimas, seis delas tomaram hidroxicloroquina, associada à azitromicina.

À GloboNews, um médico que trabalhou para a rede de saúde revelou que o estudo foi manipulado desde o começo, com seu resultado já pronto antes mesmo da conclusão da pesquisa. A ideia era fraudar uma conclusão que mostrasse esses medicamentos como eficazes contra a covid-19.

No dossiê, uma mensagem trocada em aplicativo de celular traz ainda o diretor da Prevent Senior, Fernando Oikawa, orientando os médicos a não informarem os familiares dos pacientes a respeito da administração do tratamento precoce.

“Iremos iniciar o protocolo de HIDROXICLOROQUINA + AZITROMICINA. Por favor, NÃO INFORMAR O PACIENTE ou FAMILIAR, (sic) sobre a medicação e nem sobre o programa", diz a mensagem.

Por meio de sua conta no Instagram, a Prevent Senior afirmou que vai pedir investigações do Ministério Público sobre as denúncias. (Terra)

Leia também:

Campanha diz que família tem palavra final na doação de órgãos
Adolescentes de Aracruz podem se vacinar nesta quinta (16)
ES receberá mais de 108 mil doses de vacinas nesta quinta (16)
Cerca de 10 mil transplantes deixam de ser realizados no país
Butantan entrega 5,1 milhões de doses da CoronaVac ao PNI
Vila Velha abre agendamento do público com 12 a 17 anos
Vitória vacina contra sarampo em hotéis, aeroporto e rodoviária
Estado começa vacinar adolescentes e 3ª dose para 60 anos
Fiocruz volta a entregar doses da vacina contra a covid-19
Vacina é essencial para retomada da economia, diz Queiroga
Falta de AstraZeneca leva São Paulo a usar Pfizer para 2ª dose

TAGS:
CPI DA COVID | COVID-19 | KIT COVID | DENÚNCIA | PRESIDENTE