TEMAS GERAIS

Prisão de investigados por atos antidemocrático é mantida

Ministro Alexandre de Moraes do STF, decidiu manter a prisão preventiva de 354 acusados

Em 19/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao transformar a prisão temporária dos acusados em preventiva, por tempo indeterminado, o ministro entendeu que as prisões são necessárias para garantir a ordem pública e a efetividade das investigações. 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (18) manter a prisão preventiva de 354 acusados de participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O ministro também decidiu colocar 220 investigados em liberdade, mediante medidas cautelares. 

Ao transformar a prisão temporária dos acusados em preventiva, por tempo indeterminado, o ministro entendeu que as prisões são necessárias para garantir a ordem pública e a efetividade das investigações. 

Moraes considerou que os acusados tentaram impedir o funcionamento dos poderes constitucionais constituídos por meio de violência e grave ameaça. 

Os investigados que serão soltos deverão colocar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de sair de suas cidades e de usar redes sociais. Além disso, eles terão os passaportes cancelados e
os documentos de posse de arma suspensos. 

Após as prisões realizadas em 8 de janeiro, Alexandre de Moraes delegou as audiências de custódia para juízes federais e do Tribunal de Justiça do DF. As informações sobre os presos são centralizadas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e remetidas ao ministro, a quem cabe decidir sobre a manutenção das prisões. 

Cerca de 1,4 mil pessoas foram presas após os atos. A análise das prisões pelo ministro vai até sexta-feira (20). 

Ataques

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.

As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. (Por André Richter/Agência Brasil)

Leia também:

Inscrições para o concurso da Receita Federal terminam hoje às 16h
STF determina celeridade do processo penal por Brumadinho
Procon-ES faz um alerta quanto às armadilhas do Verão
Senacon: Ministério da Justiça notifica Lojas Americanas
Conheça hábitos saudáveis ​​que vão melhorar sua autoestima
Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres
Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo
Supremo confirma decisão sobre proteção de vias e prédios públicos
Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação
Nível do Rio Doce atinge 4,90m e famílias vão para abrigo

TAGS:
PRISÃO | INVESTIGADOS | ANTIDEMOCRÁTICOS | STF | ACUSADOS