CENÁRIO EMPREENDEDOR

Proatividade faz a diferença

É alguém que se destaca por dar sempre algo mais do que lhe foi solicitado.

Em 06/03/2015 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

A competitividade é inevitável no cenário organizacional que vivencia transformações constantes. Isso faz com que os profissionais optem por buscar suas conquistas para garantir um melhor espaço nas organizações em que trabalham ou em que desejam atuar.

Quando se fala em contratar talentos, uma "questão" geralmente vem à tona nos processos de seleção: Será que o profissional que escolhemos é realmente proativo? É uma pessoa que toma iniciativa ou apenas espera receber ordens para solucionar um problema?

Na prática, o profissional proativo não espera que o problema aconteça. Antecipa-se a ele, apresentando propostas antes que o fato ganhe proporções que comprometam tanto seu desempenho pessoal quanto da equipe. Sabe trabalhar em equipe e não se vê como detentor da verdade.

Tem consciência de que um time é muito mais forte do que um "ponto" isolado. É simpatizante do diverso. Compreende que um time que reúne pessoas de diferentes faixas etárias, com experiências distintas, traz um diferencial significativo para o negócio e para ele próprio.

Quando a diversidade se faz presente, o profissional proativo reconhece a chance de aprendizado. É a velha máxima: “Sozinho, você poderá ir mais rápido; porém, juntos, poderemos ir mais longe.”

No processo produtivo, é alguém que se destaca por dar sempre algo mais do que lhe foi solicitado. Ou seja: sempre está surpreendendo, não apenas a liderança como também seus parceiros de trabalho.

Vale aqui um registro: o profissional proativo supera as expectativas, não para pisar nos outros, mas sim porque gosta de enfrentar e vencer os desafios e bater as metas que lhe são propostas.

Utiliza o entusiasmo e a boa comunicação como forma de apresentar seu ponto de vista e alternativas, de forma clara, objetiva. E, como todo bom comunicador, não está disposto apenas a falar, mas também a ouvir.

Saber ouvir é uma das características do profissional inteligente, pois aí talvez esteja a única oportunidade de conhecer melhor os problemas e apresentar soluções.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista. 

Site: www.mazoliniconsultoria.com.br – E-mail: diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.