CIDADE

Procon de Vila Velha dá dicas aos consumidores para o verão

Procon VV ressalta que é preciso ficar atento às práticas abusivas de alguns comerciantes.

Em 24/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Qualquer prática abusiva pode ser denunciada ao Procon de Vila Velha pelo 3388-4139, pelo e-mail: procon@vilavelha.es.gov.br e também pelo atendimento on-line pelo portal procon.vilavelha.es.gov.br

O verão é a estação mais gostosa do ano. Nesse período, muitas pessoas estão de férias e procuram se distrair e relaxar nas praias. Tem coisa melhor do que almoçar ou comer aquele petisco gostoso com os pés na areia? No entanto, é preciso ficar atento às práticas abusivas de alguns comerciantes. O Procon de Vila Velha tira algumas dúvidas.

Couvert Artístico

Pode ser feita a cobrança quando houver música ao vivo ou outra manifestação artística no local. Se for telão reproduzindo shows, a cobrança é indevida. O valor deve ser informado de forma clara e com antecedência ao cliente.

Famoso 10%

A cobrança da taxa de serviço (ou gorjeta) é opcional ao consumidor. A informação referente à taxa de serviço deve constar no cardápio e na nota fiscal de forma clara e precisa, inclusive discriminando o valor cobrado e a orientação sobre a cobrança ser opcional.

Meia porção

Não há lei que regulamente o valor do preço quando o cliente optar por consumir meia porção dos pratos em bares e restaurantes. Nesses casos, o preço não necessariamente será metade do valor da porção padrão. Contudo, os consumidores devem ser informados previamente e de forma clara sobre os valores praticados, a fim de optarem pelo consumo total ou parcial.

Consumação mínima

A cobrança de consumação mínima é prática abusiva, conforme artigo 39, I, do Código de Defesa do Consumidor. Os estabelecimentos podem cobrar um preço pela entrada e pelo que de fato for consumido.

Demora na entrega dos pedidos

Se a demora na chegada dos pratos desagradar a ponto do consumidor desistir do pedido, ele tem esse direito, pois o estabelecimento responde pelos serviços impróprios que prestar. Nesse caso, o consumidor deve solicitar o cancelamento do pedido, devendo pagar o que de fato consumiu até o momento.

Alimentos estragados, frios ou mal cozidos

Caso o alimento esteja aparentemente estragado, o consumidor pode se negar a pagar. Também não será obrigado a pagar quando verificar no prato elementos estranhos, como por exemplo baratas, formigas, etc. O cliente também pode reclamar caso a comida esteja fria ou mal cozida, ficando ao seu critério pedir um novo prato ou desistir do pedido. Além disso, a falta de higiene no estabelecimento pode ser denunciada junto à vigilância sanitária do município.

Perda da comanda

A cobrança por perda de comanda em bares e restaurante é abusiva. É responsabilidade do comerciante ter controle sobre o que os clientes consomem, não devendo haver dúvidas sobre a quantidade consumida e tampouco o consumidor ser obrigado a pagar valores fixos e abusivos em razão da perda.

Cobrança de taxa de desperdício

Cobrar do cliente uma taxa quando ele não consumir tudo é uma prática abusiva, pois se configura uma vantagem excessiva por parte do estabelecimento. Porém, o bom senso sempre deve prevalecer e é papel de todos evitarmos grandes desperdícios de alimentos.

Formas de pagamento

As diversas formas de pagamento aceitas pelo comércio (cartão de crédito, pix, pic pay, etc) devem ser informadas previamente e constar afixadas no estabelecimento, em local visível ao consumidor. Com a Lei nº 13.455/2017, os estabelecimentos passaram a poder diferenciar o preço de produtos e serviços a depender do meio de pagamento. Na prática, a medida autoriza a cobrança de valor mais alto para quem paga com cartão de crédito. Assim, não é prática abusiva a cobrança diferenciada, desde que informada previamente ao consumidor.

Serviço

Qualquer prática abusiva pode ser denunciada ao Procon de Vila Velha pelo 3388-4139, pelo e-mail: procon@vilavelha.es.gov.br e também pelo atendimento on-line pelo portal procon.vilavelha.es.gov.br. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Procon de Cachoeiro alerta para as práticas abusivas no verão
Jabaeté terá novas unidades de saúde e de ensino infantil
Beto Vieira e Ricardo Ferraço visitam o Hospital São Camilo
Prefeitura de Vitória implanta sinalização no acesso à 3ª Ponte
Todas as praias de Guarapari estão próprias para banho
Ibiraçu: Iluminação pública eficaz gera economia de 45%
Aracruz renova frota de veículos para atender demandas
João Neiva conta com 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s)
Procon Vitória divulga pesquisa de preços da cesta básica 
Prefeitura de Vitória entrega Botão do Pânico para escolas
CARIACICA: Trânsito interditado próximo ao Kleber Andrade

TAGS:
VILA VELHA | PROCON | ALERTA | DICAS | CONSUMIDORES