ECONOMIA NACIONAL

Produção de veículos cresce 33,4% em julho, diz Anfavea

Produção de veículos cresceu 33,4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2021.

Em 05/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

As vendas de veículos novos tiveram elevação de 3,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A produção de veículos cresceu 33,4% em julho na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo balanço divulgado hoje (5) pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foram fabricadas em julho deste ano 219 mil unidades, o que também representa um aumento de 7,5% em relação a junho. No acumulado de janeiro a julho, foram produzidos 1,3 milhão de veículos, uma queda de 0,2% na comparação com os primeiros sete meses de 2021.

As vendas de veículos novos tiveram elevação de 3,7% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram emplacadas, 182 mil unidades no período. Na comparação com junho, as vendas aumentaram 2,2%. No acumulado do ano, a comercialização de veículos registra retração de 12% em relação ao mesmo período de 2021, com a venda de 1,1 milhão de unidades.

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, apesar do crescimento, as vendas mantiveram estabilidade e a percepção foi a de que houve maior volume nas vendas para frotistas, com 50 mil unidades. Ele reforçou que a diferença não é tão significativa, porém impactou o setor e é motivo para observar e entender o que está ocorrendo.

“A alta de juros e a restrição ao crédito naturalmente gera maior dificuldade de acesso, porque nosso setor depende fundamentalmente do crédito. Há uma redução que continua desde que os juros aumentaram e a participação das vendas à vista e a prazo começa a se distanciar. Neste ano 35% das vendas são a prazo e 65% à vista. No ano passado era exatamente o oposto”, disse.

As exportações de veículos tiveram alta de 76,3% em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, com 41,9 mil unidades vendidas para o exterior. Ante junho, o número de unidades comercializadas no mercado exterior teve queda de 11,4%. No acumulado dos sete meses do ano, a alta nas exportações ficou em 28,7%, com a comercialização de 288,2 mil unidades para outros países.

“Percebe-se uma pequena retração ocasionada por questões na Argentina. Mas ainda assim é motivo de comemoração porque o setor continua mantendo um bom nível de exportações”, analisou Leite.

A quantidade de pessoas empregadas na indústria de veículos registrou aumento de 1,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2021. Atualmente, as montadoras têm 103,8 mil trabalhadores. Na comparação com junho, a elevação é de 1,3%. (Por Flávia Albuquerque/Agência Brasil)

Leia também:

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego
Petrobras reduz preço de venda do diesel para distribuidoras
FGV: Indicador antecedente de emprego cai após três altas
Copom eleva juros básicos da economia para 13,75% ao ano
Banco Central: Copom define hoje (3) a taxa básica de juros
Auxílio Gás será de R$ 110 no mês de agosto, informa Caixa
Fenabrave: Vendas de veículos novos têm leve baixa em julho
Intenção de consumo avança, com destaque para renda atual
Copom inicia reunião avaliando fim de aperto nos juros
Balança comercial registra superávit de US$ 5,44 bi em julho

TAGS:
VEÍCULOS | ANFAVEA | PRODUÇÃO | VENDAS | JULHO