ECONOMIA NACIONAL

Produção industrial tem alta em 11 de 15 regiões pesquisada

As maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso, Amazonas e Pernambuco.

Em 19/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © REUTERS/Paulo Whitaker

Mas foi o Rio Grande do Sul, com peso maior da indústria do que os outros três estados que tiveram maiores altas, que mais contribuiu para a expansão nacional de 1,1%. O estado apresentou crescimento de 5,6%.

A produção industrial cresceu em 11 dos 15 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de fevereiro para março. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta sexta-feira (19), as maiores altas foram registradas nos estados do Mato Grosso (9,3%), Amazonas (8,7%) e Pernambuco (8,1%). 

Mas foi o Rio Grande do Sul, com peso maior da indústria do que os outros três estados que tiveram maiores altas, que mais contribuiu para a expansão nacional de 1,1%. O estado apresentou crescimento de 5,6%.

“O resultado de março vem após dois meses seguidos de resultados negativos. Alguns setores que antes apresentavam trajetória negativa, em março mostraram crescimento. Os de veículos automotores e derivados do petróleo impactaram no desempenho da indústria gaúcha. Esse avanço no estado também elimina parte da perda acumulada nos dois meses anteriores, de 11,5%”, afirma o analista do IBGE Bernardo Almeida.   

Também tiveram altas de fevereiro para março nos estados da Bahia (5,6%), Pará (4,3%), Ceará (4%), Minas Gerais (1,5%), Rio de Janeiro (0,7%) e São Paulo (0,2%). A única região pesquisada, Nordeste, cresceu 6,8%. 

Por outro lado, quatro estados tiveram queda na taxa: Espírito Santo (-1,8%), Santa Catarina (-1,4%), Goiás (-1,4%) e Paraná (-1,3%). 

No acumulado de 12 meses, no entanto, apenas seis locais tiveram alta, enquanto em nove houve queda. 

Novos dados

Pela primeira vez, nesta edição da pesquisa, o IBGE divulgou também o resultado para os estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Maranhão, além dos 15 tradicionalmente pesquisados.  

Na comparação com março de 2022, foi registrada alta, em nove dos 18 locais pesquisados, com destaque para Amazonas (23,5%), Mato Grosso do Sul (8,6%) e Minas Gerais (7,3%). No Rio Grande do Norte, a indústria cresceu 1,3%, enquanto no Maranhão, o avanço foi de 6,6%. 

Por outro lado, nove locais tiveram queda, com destaque para Rio Grande do Sul (-6,5%) e em Goiás (-5,3%). 

No acumulado do ano, 13 locais tiveram queda, entre eles Rio Grande do Sul (-9,2%), Mato Grosso (-7,4%) e Bahia (-5,2%). Em cinco, houve alta, sendo a maior delas no Amazonas (14,8%). (Por Vitor Abdala/Agência Brasil)

Leia também:

Atividade econômica cresce 2,41% no primeiro trimestre
Número de trabalhadores com mais de 50 anos dobra no país
Governo anuncia mutirão para fiscalizar postos de gasolina
ES tem maior valor médio da Região Sudeste no Bolsa Família
Desemprego é maior entre mulheres e negros, diz IBGE
Postos serão fiscalizados para garantir queda nos preços
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril
Governo estuda cashback de imposto sobre alimentos
Banco do Brasil tem lucro de R$ 8,5 bilhões no 1º trimestre
Petrobras anuncia redução do valor do diesel e da gasolina
Serviços crescem 0,9% de fevereiro para março, revela IBGE

TAGS:
PRODUÇÃO INDUSTRIAL | IBGE | REGIÕES | PESQUISA | ESTADOS