AGRICULTURA

Produtores argentinos vendem 80,4% da safra de soja 2021/22

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro, os produtores venderam 142,5 mil toneladas de soja.

Em 11/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Aleksandra Michalska/Reuters

O número foi registrado depois que um diferencial de preço em dólar mais lucrativo para os produtores prevaleceu em dezembro.

Os agricultores argentinos venderam 80,4% da soja da safra 2021/22 até a semana passada, cuja produção foi de 44 milhões de toneladas, volume pouco atrás dos 81% que haviam sido registrados na mesma data da temporada anterior, informou a secretaria de Agricultura do país.

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro, os produtores da Argentina – maior exportadora mundial de subprodutos da oleaginosa – venderam 142,5 mil toneladas de soja, um dos menores números semanais registrados nos últimos meses.

O número foi registrado depois que um diferencial de preço em dólar mais lucrativo para os produtores de soja na Argentina prevaleceu em dezembro. Isso ajudou a estimular as negociações de agroexportadores e fortalecer as reservas do Banco Central (BCRA).

Em relação ao milho da safra 21/22, 75,9% dos 59 milhões de toneladas colhidos já foram comercializados, segundo o último balanço oficial divulgado na terça-feira (10). Este dado está abaixo dos 78,1% que haviam sido vendidos na mesma época durante o ciclo 20/21.

A semeadura do milho para o ciclo 2022/23 começou em setembro no sul do país, terceiro maior exportador do cereal, onde a primavera, a mais seca dos últimos 35 anos segundo a Bolsa de Comércio de Rosário, afetou o desenvolvimento dos grãos semeados.

Em relação ao trigo, até a semana passada foram vendidos 6,7 milhões de toneladas da safra 2022/23, o que representa 50% da produção total prevista.

Com a estiagem, o governo estimou que a safra 22/23 de trigo seria de apenas 13,4 milhões de toneladas. No entanto, de acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC), a falta de água se dissipará com o avanço do verão austral. (Por Forbes Agro, com informações Reuters)

Leia também:

Café se mantém em baixa mesmo em dia de queda no dólar
Projeto Mulheres do Cacau promove encontro em Linhares
Lúpulo Vianense tem a terceira colheita em menos de um ano
32% do solo do país têm potencial natural para agricultura
Seag realiza entrega de equipamentos para 36 municípios
Goiaba produzida em Linhares conquista mercado nacional
Sistema agricola participa da Semana Internacional do Café
Linhares divulga finalistas do Concurso Qualidade do Conilon
Concurso de qualidade do café: inscrições seguem até sexta (30)
Produtos de Linhares são apresentados a empresários locais

TAGS:
SOJA | EXPORTAÇÃO | VENDAS | ARGENTINA | PRODUTORES | TONELADA