AGRICULTURA

Produtores de uva de Linhares fazem visita em Santa Teresa

Os produtores de uva do Polo Alto São Rafael fizeram uma visita técnica em Santa Teresa.

Em 04/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Ascom/PML

O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, pontuou que, na oportunidade, os produtos aprenderam sobre instalação de tela anti-pássaro.

Os produtores de uva do Polo Alto São Rafael, do Programa Municipal de Fruticultura, fizeram uma visita técnica na sexta-feira (1º/10), ao município de Santa Teresa, na propriedade de Devanir Ziviani. Especialista em uva há mais de 20 anos, o produtor já ministrou diversos treinamentos no Município.

O chefe da divisão de Agricultura e Aquicultura de Linhares, Yago Bitti de Melo, pontuou que, na oportunidade, os produtos aprenderam sobre instalação de tela anti-pássaro, que como o nome já diz, serve para evitar a entrada de pássaros na plantação, além dos tratos culturais da lavoura como o controle de pragas e doenças, adubação, pulverização, a irrigação e o manejo da videira.

“As visitas técnicas são importantes para que os produtores conheçam práticas que deram certo e apliquem no polo de uva, que é uma cultura nova no nosso município. Os produtores já estiveram na propriedade do Ziviani em outra oportunidade, e já recebemos ele aqui também para passar sua experiência exitosa de mais de duas décadas de cultivo do fruto e esclarecer dúvidas dos produtores”, disse Yago.


Foto: Ascom/PML

O produtor Osvaldino Martins de Oliveira Neto, de Córrego São Sebastião, em São Rafael, participou da visita.

“Sem essas visitas técnicas e esse feedback com um produtor que tem experiência na cultura seria inviável tocar a produção. Mesmo com a assistência técnica que recebemos, se não tivéssemos o apoio de quem lida no dia a dia com a uva ficaríamos perdidos. A uva não espera. Com dois ou três dias se não tomarmos decisões acertadas, podemos perder toda a produção, por ser uma cultura muito sensível. A instalação da tela, por exemplo, não é algo simples e se não tivéssemos recebido essa orientação correríamos o risco de instalar errado e gastar até mais”, comentou Osvaldino.

Devanir Ziviani cultiva em 12 hectares uvas da espécie Niágara Rosada, Bordô e Isabel Precoce. Participaram do encontro produtores rurais e o especialista na área de Fruticultura, Erli Ropke, do Viveiro Frucafé. (Por Valda Pessotti Ravani-Ascom/PML)

Leia também:

Banestes faz parceria para apoiar produção de cafés especiais
Produção de uvas cresce cada vez mais em Alfredo Chaves
Incaper exibe experiências da agricultura familiar no Estado
Banestes já liberou 720 milhões em crédito emergencial
Preço do feijão carioca dispara nos mercados de Linhares
Incaper realiza cursos de cultivo de cacau só para mulheres
Atividade econômica do ES cresceu 0,2% no segundo trimestre
Procon de Vila Velha estimula comércio local no Dia Do Cliente
> ​Procon de Vila Velha atento ao aumento do preço da gasolina
Preços dos materiais de construção têm variação de 420%
Moradores vacinados terão desconto em bares e restaurantes

TAGS:
AGRICULTURA | PRODUTORES | UVA | LINHARES | VISITA TÉCNICA