EDUCAÇÃO

Professora cria jogos de tabuleiro para ensinar matemática

Alunos recebem jogos em casa para reforçar aprendizado da disciplina de forma lúdica.

Em 03/10/2020 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação

"Dentro da sala de aula, o projeto serve como um reforço para a disciplina , que seguiu com aulas online neste período de pandemia", diz a professora Adriana Ezequiel.  .

Jogar dominó para aprender frações ou brincar de jogo da memória para treinar  multiplicação, é assim que os alunos do 3º, 4º e 5º do Marista Escola Social Irmão Rui, que atende gratuitamente crianças e adolescentes, no Bairro Jardim Maria das Graças, em Ribeirão Preto (SP) estão aprendendo matemática. A iniciativa faz parte do projeto Redescoberta, que tem como missão descobrir novas formas de olhar para a disciplina tão usada no cotidiano. Durante o período das aulas remotas, os alunos receberam nas suas casas um kit com jogos prontos para fazer as atividades em família.

Dentro da sala de aula, o projeto serve como um reforço para a disciplina , que seguiu com aulas online neste período de pandemia.

“Sentíamos que os alunos precisavam lembrar como era dentro da sala, por isso enviamos os kits para que possam jogar e também criar outros jogos com os materiais enviados”, conta a professora Adriana Ezequiel. 

Os kits foram entregues junto com as atividades quinzenais impressas, retiradas com horário previamente marcado.

“A ideia é entender que a matemática está presente em muitos momentos da nossa vida, e de uma forma divertida aprender as operações que vão acompanhá-los em muitos anos de estudo”, reforça Adriana.

Aprendizado para toda família 

Para a mãe de Sabrina Vitória Souza de Freitas aluna do 5º ano, essa atividade contribuiu para momentos de aprendizado e diversão de toda família. “Muitas coisas mudaram na forma de ensinar, eu não tive a oportunidade de terminar meus estudos, então junto com ela, aprendemos muito também”, reforça Maira Sousa Mendes. 

A estudante de apenas 8 anos confessa as dificuldades na disciplina.

“Não é minha matéria favorita, eu demoro mais para entender, mas com esse jogos, a gente nem sente, fica muito mais divertido de aprender”, revela. (Por Nathalie Santini Maia - PG1)